CIDADE

Cidade tentará reduzir número de acidentes de trabalho

Crescimento da construção civil vem acompanhado do aumento de acidentes de trabalho. Em 2008, foram 49 mil acidentes nesse setor, número 70% maior

Da Redação
Publicado em 18/06/2010 às 00:24Atualizado em 20/12/2022 às 05:53
Compartilhar

Crescimento da construção civil vem acompanhado do aumento de acidentes de trabalho. Em 2008, foram 49 mil acidentes nesse setor, número 70% maior que o total registrado em 2004, segundo a Previdência Social. Os números de 2009 e 2010 ainda não estão disponíveis, mas a evolução das notificações de fiscalização e de acidentes do Ministério do Trabalho indica que os acidentes continuaram a aumentar em 2009 e 2010. 

Nagib Galdino Facury, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Uberaba (Sinduscon), explica que não tem como aferir se houve aumento de acidentes, mas acredita que existe uma normalidade no crescimento.

“A construção civil emprega cinco vezes mais do que há três anos. As empresas têm tomado cuidado, mas os números aumentam de acordo com a expansão do setor”, explica.

Para orientar a ação do setor privado, o Ministério do Trabalho levantou que as principais causas de acidente na construção são quedas, soterramentos e choques elétricos.

Nagib conta que o Sinduscon, o Crea e a Prefeitura vão tomar medidas para evitar novos acidentes. “Geralmente os acidentes são em obras informais, que trabalham na ilegalidade e não usam qualquer equipamento de proteção. Quem está na legalidade, o preço é mais caro, mas é preciso saber quem está pagando a conta.”

Luciano Veludo, diretor do Instituto de Engenharia, contou que a partir de julho o convênio com o Crea vai fiscalizar a parte de engenharia e execução das obras, acessibilidade e segurança.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por