Data marca início da imunização no Brasil, em janeiro de 2021, e reacende alerta para a baixa procura por doses de reforço no município
Uberaba completa nesta segunda-feira (19) cinco anos do início da vacinação contra a Covid-19 com um desafio atual: fazer a população voltar às salas de vacina. Dados do painel nacional do Ministério da Saúde indicam que, embora 82,03% tenham tomado duas doses, a cobertura cai para 53,98% na terceira e despenca para 20,15% na quarta.
A queda nos reforços é o principal alerta para a equipe de imunização do município. A referência técnica em vacinação em Uberaba, Priscilla Amaral, reforça que a vacina continua disponível e segue sendo fundamental para proteger os públicos mais vulneráveis.
“É importantíssimo, mais uma vez, a gente lembrar as pessoas do tamanho da importância dessa vacina que está disponibilizada principalmente para as crianças até 5 anos de idade, os nossos idosos e as gestantes também, porque a gente precisa sempre reforçar a importância dessa vacinação durante a gestação”, afirmou.
Segundo ela, também devem manter a vacinação em dia pessoas que vivem em instituições de longa permanência, imunocomprometidos, indígenas e quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e comorbidades, além da população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.
A orientação é que quem se vacinou em 2025 procure novamente as salas de vacina em 2026, conforme recomendação para o público prioritário. “Aquelas que tomaram em 2025 já voltarem agora em 2026 para fazer esse reforço mais uma vez aí na imunidade e garantir a proteção contra esse vírus que já desmoronou tantas pessoas no nosso município e no Brasil”, destacou.
Onde vacinar em Uberaba
A vacinação contra a Covid-19 está disponível em todas as unidades de saúde com sala de vacinação.
UBSs e UMSs: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Unidades com atendimento noturno: até 20h