Denunciante relata dificuldade de passagem após chuvas; Prefeitura diz que recolhimento será incluído na programação dos próximos dias

O acúmulo de galhos e resíduos de árvores na calçada da rua João Luiz Alvarenga, motivou reclamação de moradores do bairro Vila Olímpica. Relatos encaminhados ao Jornal da Manhã dão conta de que o material permanece no endereço desde a última chuva forte registrada após o Natal, dificultando a passagem de pedestres. Em nota, a Prefeitura de Uberaba informou que o recolhimento será incluído na programação das equipes especializadas para os próximos dias.
De acordo com uma denunciante, restos de galhos foram deixados sobre a calçada após as chuvas e, recentemente, houve corte na vegetação no mesmo trecho. No entanto, o material teria sido apenas ajuntado aos resíduos já existentes, agravando a situação. Ainda segundo o morador, o problema ainda não foi solucionado.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) informou que o recolhimento dos resíduos no endereço citado será incluído na programação da pasta para os próximos dias. A administração municipal explicou que, após novas chuvas, outras ocorrências envolvendo quedas de árvores demandaram prioridade por estarem obstruindo vias públicas.
O caso ocorre em meio a um período de instabilidade climática no município. Nas últimas semanas, temporais provocaram a queda de árvores e galhos em diferentes regiões da cidade, aumentando a demanda por serviços de corte, retirada de resíduos e vistorias técnicas. Nos dias 13 e 14, o Corpo de Bombeiros chegou a registrar dezenas de ocorrências relacionadas a árvores, muitas delas com galhos e troncos deixados temporariamente sobre calçadas e vias, aguardando recolhimento.
Diante do cenário, o Comitê de Efeitos Climáticos do município se reuniu de forma emergencial para discutir medidas de recomposição da arborização urbana, após a estimativa de perda de cerca de 200 árvores desde o temporal do fim de dezembro. Enquanto isso, moradores seguem relatando transtornos pontuais causados pelo acúmulo de resíduos vegetais, especialmente em áreas de circulação de pedestres.
