MAIS CASOS

Galhos e resíduos acumulados em calçada geram reclamação de moradores na Vila Olímpica, em Uberaba

Denunciante relata dificuldade de passagem após chuvas; Prefeitura diz que recolhimento será incluído na programação dos próximos dias

Dandara Aveiro
Publicado em 19/01/2026 às 19:15
Compartilhar

O acúmulo de galhos e resíduos de árvores na calçada da rua João Luiz Alvarenga, motivou reclamação de moradores do bairro Vila Olímpica. Relatos encaminhados ao Jornal da Manhã dão conta de que o material permanece no endereço desde a última chuva forte registrada após o Natal, dificultando a passagem de pedestres. Em nota, a Prefeitura de Uberaba informou que o recolhimento será incluído na programação das equipes especializadas para os próximos dias. 

De acordo com uma denunciante, restos de galhos foram deixados sobre a calçada após as chuvas e, recentemente, houve corte na vegetação no mesmo trecho. No entanto, o material teria sido apenas ajuntado aos resíduos já existentes, agravando a situação. Ainda segundo o morador, o problema ainda não foi solucionado. 

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) informou que o recolhimento dos resíduos no endereço citado será incluído na programação da pasta para os próximos dias. A administração municipal explicou que, após novas chuvas, outras ocorrências envolvendo quedas de árvores demandaram prioridade por estarem obstruindo vias públicas. 

O caso ocorre em meio a um período de instabilidade climática no município. Nas últimas semanas, temporais provocaram a queda de árvores e galhos em diferentes regiões da cidade, aumentando a demanda por serviços de corte, retirada de resíduos e vistorias técnicas. Nos dias 13 e 14, o Corpo de Bombeiros chegou a registrar dezenas de ocorrências relacionadas a árvores, muitas delas com galhos e troncos deixados temporariamente sobre calçadas e vias, aguardando recolhimento.

Diante do cenário, o Comitê de Efeitos Climáticos do município se reuniu de forma emergencial para discutir medidas de recomposição da arborização urbana, após a estimativa de perda de cerca de 200 árvores desde o temporal do fim de dezembro. Enquanto isso, moradores seguem relatando transtornos pontuais causados pelo acúmulo de resíduos vegetais, especialmente em áreas de circulação de pedestres. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por