
O projeto é realizado em parceria com o Arquivo Público de Uberaba, a Fundação Cultural (FCU) e o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) (Foto/Reprodução)
A Prefeitura de Uberaba promove no dia 1º de novembro a terceira edição de 2025 do Circuito Viva o Centro, iniciativa que convida o público a redescobrir o patrimônio histórico e cultural da cidade por meio de uma caminhada guiada pelas ruas do centro.
O evento, coordenado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), tem início às 9h, com saída da antiga Santa Casa de Misericórdia, em frente ao Uberaba Tênis Clube (UTC). O percurso inclui visitas ao Asilo Santo Antônio, Capela e Museu Nossa Senhora das Dores, campus de Medicina da UFTM e encerra no Mercado Municipal. Durante o trajeto, algumas edificações estarão abertas para visitação.
De acordo com a secretária de Planejamento, Fúlvia Mendes, o circuito busca fortalecer o vínculo entre os moradores e a história da cidade.
“O Circuito Viva o Centro é uma oportunidade de reconexão com as origens de Uberaba. Ao revisitar lugares simbólicos, os participantes redescobrem a importância de preservar o patrimônio e reforçam o vínculo com a identidade cultural da cidade”, afirmou.
O projeto é realizado em parceria com o Arquivo Público de Uberaba, a Fundação Cultural (FCU) e o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau).
Patrimônio e identidade
O Viva o Centro integra a iniciativa Cidade Presente, uma cooperação entre o Ministério das Cidades e o governo da Alemanha, por meio da agência GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).
Uberaba é um dos seis municípios brasileiros selecionados — entre 170 candidatos — para participar do projeto, que tem como foco a requalificação das áreas centrais como polos de turismo, cultura e habitação.