A ação dimensiona o potencial do poço e a água extraída hoje e amanhã será escoada pela avenida Bandeirantes até a BR-050
O trabalho consistirá em etapas de bombeamento contínuo e escalonado (Foto/Divulgação)
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) dará início neste sábado (29) aos testes de vazão do novo poço profundo tubular do Centro de Reservação 13, no conjunto Valim de Melo. Trata-se de mais uma etapa da obra.
Os testes servem para dimensionar o potencial de extração de água do poço e fornecem dados técnicos importantes sobre os parâmetros hidrodinâmicos do aquífero e desempenho, o que permite dimensionar os equipamentos de bombeamento. As planilhas de registro da performance também são documentos que subsidiam o pedido de outorga junto aos órgãos ambientais do Estado.
Leia também: Com aspecto de abandono e sem iluminação adequada, praça no Cartafina é alvo de reclamação
O trabalho consistirá em etapas de bombeamento contínuo e escalonado. Esse processo faz a medição tanto dos níveis quanto de vazão e, caso não ocorra nenhuma intercorrência, será finalizado neste domingo (30). A água expelida para a superfície nesta fase ainda é imprópria para o consumo e o seu descarte ocorrerá na avenida Bandeirantes, em frente ao reservatório, e escorrerá até a BR-050.
A perfuração do poço foi concluída em fevereiro e alcançou uma profundidade de 594 metros. A descida do revestimento com a tubulação de aço (chamada de encamisamento do poço) também já foi finalizada. “A nossa expectativa de início de operação do poço profundo é para o mês de junho deste ano e ele irá contribuir muito para o nosso atual sistema de abastecimento de água da cidade, até que a captação do rio Grande seja concluída”, destacou Rui Ramos, presidente da Codau.