(Foto/Divulgação)
Reajuste de 8,51% começou a ser aplicado nas contas de água em Uberaba. As leituras de consumo realizadas a partir de 21 de março já foram feitas com a nova tarifa de água e esgoto. As faturas têm vencimento no início de abril.
A revisão é linear com o mesmo percentual aplicado a todas as categorias (residencial, comercial, industrial e pública) e faixas de consumo. O índice de 8,51% foi definido por estudo realizado pela agência reguladora, justificando a necessidade de reassegurar o equilíbrio econômico-financeiro da Codau e considerando nos cálculos a inflação projetada pelo Departamento de Estatísticas (Dstat) de 31 de julho de 2024 para os 12 meses seguintes.
O percentual, entretanto, não será aplicado a partir de abril para reajuste do preço cobrado por serviços como vistoria, religação, mudança de padrão e emissão de segunda via de conta.
Conforme o parecer da agência reguladora, os serviços adicionais ou complementares não devem ser contabilizados no cálculo do índice de reposicionamento tarifário. Para o reajuste também da tabela de preços de outros serviços, a Codau deverá abrir procedimento específico para que um estudo separado seja feito.
Lixo. Enquanto o impacto do reajuste na tarifa de água e esgoto já será observado nas contas com vencimento em abril, ainda não há definição de data para aplicação do aumento da tarifa de manejo dos resíduos sólidos.
Agência reguladora emitiu uma minuta de nota técnica com parecer favorável à recomposição de 20,9558% solicitado pela concessionária do gerenciamento regional do lixo e uma consulta pública até foi realizada em janeiro deste ano. Porém, o Convale posicionou que aguarda manifestação final da Arisb e informou que o índice de reajuste não será aplicado nas contas com vencimento em abril.
A tarifa para custeio da coleta de lixo começou a ser cobrada em 2023 na conta da Codau, sendo calculada com base no volume de água consumido.