MAIS UMA VEZ

Codau fará última tentativa de regularizar hidrômetros antes de medidas mais rígidas

Companhia pretende esclarecer consumidores e dar prazo final para adequações antes de recorrer a suspensão de fornecimento ou rompimento de cadeados

Dandara Aveiro
Publicado em 09/10/2025 às 09:38
Compartilhar

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) fará uma última tentativa de diálogo com os consumidores que ainda não regularizaram a situação dos hidrômetros em Uberaba. Segundo o presidente da autarquia, Rui Ramos, a medida antecede ações mais incisivas, já autorizadas pela agência reguladora Arisb-MG, como rompimento de cadeados ou suspensão do fornecimento de água em casos de descumprimento.

Atualmente, cerca de 4 mil hidrômetros precisam ser substituídos, muitos deles com mais de 20 anos de uso, o que compromete a precisão da medição do consumo. A Codau também identificou residências onde os equipamentos permanecem instalados dentro dos imóveis, dificultando o acesso dos leituristas, mesmo após diversas notificações e oferta gratuita de instalação externa. “Temos hidrômetros trancados com até três cadeados, alguns até com solda. A Arisb já nos autorizou a romper ou cortar o fornecimento na calçada se necessário, mas queremos evitar isso. Por isso, essa será a última tentativa de esclarecimento e regularização”, destacou Ramos, entrevista ao JM.

O presidente reforçou que a substituição dos hidrômetros vencidos é obrigatória por lei e que a falta de atualização prejudica toda a coletividade, pois equipamentos imprecisos geram perda de receita e distorções na tarifa de água. “Quando parte da população paga menos do que consome, quem está em dia acaba arcando com a diferença. Isso é injusto”, pontuou.

A nova etapa de diálogo ocorrerá durante a audiência pública convocada pela 8ª Promotoria de Justiça de Uberaba, marcada para o dia 28 de outubro, no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta), no Parque das Barrigudas. O encontro reunirá representantes do Ministério Público, Arisb-MG, Prefeitura, Câmara Municipal e Procon, com o objetivo de esclarecer à população a obrigatoriedade da atualização cadastral e da troca dos hidrômetros vencidos.

Rui Ramos ressalta que a intenção da Codau é evitar medidas coercitivas, mas que, após essa fase, a companhia não terá outra alternativa. “Tanto a nossa administração quanto a própria prefeita Elisa, é contra essas medidas. A gente quer evitar, por isso vamos fazer a última tentativa de esclarecimento. Depois, eventualmente, temos que partir para outras medidas”, concluiu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por