INTERVENÇÕES

Com prédio antigo e problemas estruturais, UPA São Benedito terá reformas emergenciais e paliativas

Intervenções incluem reparos no piso e no telhado, visando garantir um atendimento seguro e de qualidade aos cerca de 10 mil pacientes atendidos mensalmente

Dandara Aveiro
Publicado em 09/10/2025 às 10:32
Compartilhar

A UPA São Benedito, em Uberaba, passará por intervenções paliativas para corrigir problemas estruturais, especialmente no piso da unidade, que vem sendo alvo de reclamações de usuários e profissionais. A informação foi confirmada pelo diretor administrativo da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), Frederico Ramos, em entrevista à Rádio JM. A entidade é responsável pela gestão das UPAs 24h do município.

Segundo Ramos, o prédio da UPA São Benedito é antigo e não foi originalmente projetado para funcionar como pronto-atendimento, o que dificulta manutenções mais amplas. “É um prédio muito antigo, adaptado ao longo do tempo. O ideal seria um prédio novo, estruturado pensando em fluxo e processo, mas isso não é possível sem prejudicar os atendimentos”, explicou.

O diretor reconheceu que o piso é um dos principais problemas da unidade e representa risco de acidentes. “Assim que assumimos a gestão, já identificamos que o piso estava soltando e quebrando. Acionamos a Secretaria Municipal de Saúde e a empresa responsável, mas o problema voltou a aparecer”, afirmou. A situação do telhado também preocupa, especialmente com a chegada do período chuvoso. “Quando chove, há infiltrações em algumas áreas, e precisamos agir rápido. Se fizer uma pintura agora, logo vai aparecer mofo de novo. Então, o telhado precisa de uma correção imediata”, pontuou.

A solução definitiva ainda depende de disponibilidade financeira e técnica, já que, conforme o diretor, não há como interditar a unidade por mais de um mês, como chegou a ser solicitado pela empresa responsável pela obra anterior. “Eles pediram cerca de 40 dias sem movimento dentro da UPA, o que é inviável diante da demanda atual, que gira em torno de 9 a 10 mil atendimentos por mês”, ressaltou.

Com recursos próprios acumulados ao longo da gestão, a SEU obteve aprovação do Conselho Gestor das UPAs para realizar manutenções paliativas, que incluem troca parcial de pisos e ajustes no telhado e no isolamento da unidade. “São medidas emergenciais para garantir segurança a quem circula pela unidade, até que haja condições para uma reforma mais ampla”, disse Ramos.

A reportagem do Jornal da Manhã já havia mostrado, na semana passada, as dificuldades enfrentadas por pacientes devido às condições do piso. Usuários relataram buracos e trechos soltos, o que dificulta o deslocamento de cadeiras de rodas e macas. Em nota, a SEU informou que a contratação de empresa especializada está em andamento e que a Prefeitura de Uberaba notificou a responsável pela execução do serviço anterior.

Além das melhorias no piso, Frederico Ramos destacou que as UPAs também têm passado por ajustes em equipamentos e mobiliários, como macas, poltronas e ar-condicionados. “Alguns equipamentos estão sendo reformados, outros precisam ser substituídos. Já na UPA Mirante, o sistema de ar-condicionado foi reativado recentemente e está em pleno funcionamento”, concluiu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por