Inverno seco e quente em Uberaba preocupa, pois a ausência de chuva já chega há quase dois meses
Inverno seco e quente em Uberaba preocupa, pois a ausência de chuva já chega há quase dois meses. E de acordo com o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), o nível do rio Uberaba está reduzido, porém estável e ainda atende à demanda da cidade.
Não há projeção de racionamento, mas os moradores devem ficar atentos, já que pelo Código de Meio Ambiente é proibido o uso de água tratada para limpeza de calçadas e logradouros públicos.
Diariamente são realizadas medições para fazer o monitoramento e até o momento não há previsão sobre quando será acionado o sistema de transposição. Em recente entrevista ao Jornal da Manhã, o presidente do Codau, Roberto Veludo, falou que os equipamentos para eventual transposição, caso haja a necessidade de utilizar as águas do rio Claro, estão prontos e em condições de funcionamento. Técnicos do Codau acreditam que talvez seja necessário acionar o sistema se ausência de chuva continuar em agosto e setembro.
Segundo a assessoria de imprensa do Codau, está sendo formada uma comissão para fiscalizar todo o percurso do rio Uberaba, desde sua nascente, para evitar captação de água em grande escala por proprietários rurais.