Com suporte da Secretaria do Agronegócio (Sagri), a Associação dos Produtores Familiares da Região da Boa Vista e Triângulo Sul (Aprobov) é a mais nova empresa de Uberaba a receber o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf).
A concessão do selo foi anunciada nesta semana, em site do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Por meio do documento, o Governo Federal reconhece a Aprobov com o Selo Senaf da Agricultura Familiar no processamento de carne em pedaço, bovina, suína e de frango.
Chefe da Seção de Desenvolvimento Rural da Sagri, Matheus Alves informou que o papel da Secretaria foi o de dar suporte na solicitação do selo. “Juntamente com o engenheiro agrônomo Paulo Angote foi feito o cadastramento da Aprobov na Vitrine da Agricultura Familiar, bem como a juntada de documentação e requerimento do selo,” disse.
O dirigente da Sagri explicou que o selo é de grande importância, afinal confere aos produtos da Aprobov, origem e características da agricultura familiar. “Procedência que ajuda, sobremaneira, na comercialização da produção”, completou Matheus.
Para o presidente da Aprobov, Wellington Sene, o selo é o reconhecimento de que a associação é uma empresa séria, que tem compromisso com a agricultura familiar e com os alunos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Agradecemos o apoio da Sagri na conquista do selo e nos colocamos à disposição para atender mais alunos. Pois assim, poderemos agregar novos associados, sempre primando pela oferta de produtos de qualidade na mesa do consumidor e na melhoria da renda no campo”, ressaltou.
A Aprobov funciona desde 2009, dispondo de certificados de inspeção junto à fiscalização regional e estadual, por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).