(Foto/Divulgação)
Pesquisa realizada pela Fecomércio-MG aponta que 79% dos entrevistados estão otimistas com a chegada do Natal. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (27) pela área de pesquisa e inteligência da instituição, e metade dos entrevistados pretende gastar mais este ano, em comparação com o ano anterior.
O levantamento aponta que 65,5% dos entrevistados estão decididos a presentear este ano e, desse percentual, 84,3% devem presentear familiares, cônjuges e namorados. Os presentes mais indicados pelos consumidores são: roupas, brinquedos, calçados e perfumaria. Cada consumidor deve comprar até quatro presentes.
A pesquisa também verificou que 58,6% dos entrevistados pretende gastar mais em 2024 do que no ano anterior. 38,4% respondeu que comprará menos produtos, mas com valor maior.
O Natal é a principal data comercial do ano, e isso também se reflete no tíquete médio do consumidor. Os entrevistados responderam que pretendem presentear com itens de R$200 a R$500, e esse valor foi apontado por 41,9%.
Por outro lado, o que pode impactar negativamente é o preço mais alto dos produtos. 43,6% afirmou que isso pode limitar a quantidade de compras.