A paralisação havia sido sugerida na noite desta quarta-feira (20), devido a pagamentos atrasados (Foto/Divulgação)
Com promessa regularização no pagamento para os motoristas do transporte municipal que atuam na área urbana e também os que fazem o transporte escolar rural, os serviços prestados pelas vans seguiram normalmente na quinta-feira (21). De acordo com Gercilane José de Araújo, do Conselho Fiscal da Ubervan, a Prefeitura de Uberaba se comprometeu a atualizar o pagamento pelos serviços prestados.
Conforme o conselheiro da Ubervan, o pagamento referente ao mês de julho, que deveria ser pago em agosto, não foi liberado para os motoristas. Ele informou que, ao todo, 36 vans prestam serviços ao município para transporte de pacientes para hemodiálise, trabalhadores do horto municipal, trabalhadores que atuam no setor de obras e serviços urbanos e outras atividades.
Araújo disse que houve a garantia do pagamento nesta sexta-feira (22). Duas reuniões também estariam agendadas com a categoria, uma para a própria sexta-feira e outra para o sábado (23).
Vice-presidente da cooperativa de motoristas de vans, Paulo Henrique Arduini, confirmou que houve atraso no pagamento, mas em nenhum momento a Ubervan cogitou paralisar o serviço. “Por parte da cooperativa não houve nada. O que pode ter ocorrido, foi que algum motorista insatisfeito tenha cogitado paralisar. Mas o serviço vai seguir normalmente (na quinta-feira)”, ressaltou.
Ele confirmou que a Prefeitura assegurou a regularização do pagamento para a sexta-feira.
A Cooperativa dos Transportes de Uberaba recebe o pagamento pela prestação de serviços através de verba indenizatória. O processo licitatório para contratação de uma nova empresa para prestar o serviço foi lançado em junho deste ano e ainda está em andamento.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que “mantém bom e próximo relacionamento com a diretoria da Ubervan – Cooperativa dos Transportadores de Uberaba Ltda”.
“A Pasta reitera ainda que todos os trâmites internos para a regularização do pagamento dos motoristas do transporte escolar rural já foram aplicados e encontra-se em fase final de liquidação, conforme compromisso firmado com os representantes da empresa”, pontua.
Ainda, segundo a Secretaria de Administração, os pagamentos relativos ao contrato em discussão, que atende diversos setores da Prefeitura, estão sendo efetuados dentro do prazo estipulado, que é de 30 dias após a emissão da nota fiscal pela cooperativa. "A nota fiscal referente ao mês de julho foi emitida à Secretaria no dia 25 de agosto, e a equipe da SAD já está em processo de trâmites para efetuar o pagamento", finaliza a nota.