BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Com tendência contrária à do país, casos de Covid caem em Uberaba

Boletim divulgado pela Fundação Osvaldo Cruz mostra que alguns estados apresentam tendência de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave associados à Covid

Marconi Lima
Publicado em 27/12/2024 às 18:54
Compartilhar

A nova edição do boletim semanal Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revela tendência alta dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associadas à Covid-19 em alguns estados do país.

Na contramão do que aconteceu na média do país, em Uberaba, o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou queda no número de casos de Covid-19, após registro de crescimento em duas semanas.

Foram cinco casos, na semana epidemiológica 51, ante 12 na semana 50 e nove na semana 49.

Neste ano, foram registradas 21 mortes em decorrência de problemas causados pela Covid-19. No ano passado, foram 53. Sobre o número de casos confirmados de Covid-19, foram 4.232 ante 7.068 registrados em 2023. Nos últimos quatro anos, foram 130.758 casos, com 1.705 óbitos.

Brasil

Há indícios de que Minas Gerais, Sergipe e Rondônia iniciam movimento de crescimento no número de casos. O mesmo ocorre no Distrito Federal. Os casos envolvem especialmente pacientes idosos, que são mais suscetíveis aos efeitos mais adversos da infecção pelo coronavírus, causador da Covid-19.

O boletim registra aumento de ocorrências de SRAG entre crianças e adolescentes de até 14 anos, associados, principalmente, ao rinovírus, em quatro unidades federativas: Acre, Distrito Federal, Minas Gerais e Sergipe. Os dados do novo boletim são referentes à semana epidemiológica que vai de 8 a 14 de dezembro.

A SRAG é uma complicação respiratória que demanda hospitalização e está associada muitas vezes ao agravamento de alguma infecção viral. O paciente pode apresentar desconforto respiratório e queda no nível de saturação de oxigênio, entre outros sintomas.

De acordo com a nova edição, considerando as últimas quatro semanas epidemiológicas analisadas, a Covid-19 esteve relacionada a 31,1% dos casos de SRAG com resultado positivo para alguma infecção viral. Já o rinovírus representou 38,6%. Além disso, 7,9% estiveram associados ao vírus sincicial respiratório (VSR), 7,6% à influenza A e 7,3% à influenza B.

Quando se observa apenas os quadros de SRAG que resultaram em mortes nessas quatro semanas, 63,6% estão associados à Covid-19. A maioria desses casos que tiveram a morte como desfecho envolveram idosos.

Ao todo, o Brasil já registrou em 2024 um total de 78.739 casos de SRAG com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Destes, 16,8% são referentes à influenza A; 2% à influenza B; 19,6% à Covid-19; 27,1% ao rinovírus e 33,8% ao VSR. Outras 8.280 ocorrências estão em fase de análise.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por