A implantação da telemedicina na rede municipal é uma das prioridades para o segundo mandato, assim como a ampliação do número de UBSs noturnas
A prefeita Elisa Araújo afirmou hoje que a decisão já foi tomada e Valdilene Rocha seguirá no primeiro escalão do próximo governo (Foto/Divulgação)
Comando da Secretaria de Saúde foi definido pela prefeita Elisa Araújo (PSD). Em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira (27), a chefe do Executivo confirmou a permanência da enfermeira Valdilene Rocha à frente da pasta para o próximo mandato, a partir de 2025.
Até a semana passada, o nome para assumir a Secretaria de Saúde ainda era uma incógnita. A atual titular da pasta revelou que não tinha recebido convite ou conversado com a prefeita sobre a continuidade no cargo. Porém, a prefeita afirmou que a decisão já foi tomada e Valdilene seguirá no primeiro escalão do próximo governo.
Entre as prioridades para a Saúde no novo mandato, a chefe do Executivo afirmou que está a expansão da telemedicina. Ela salientou que o modelo já está sendo implantado nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e a proposta é estender para a Atenção Básica, oferecendo mais acessibilidade a quem trabalha para o tratamento preventivo.
Além disso, a prefeita afirmou que outra meta é aumentar as unidades básicas de saúde com expediente noturno. Atualmente, nove funcionam até as 22 horas.
Sem especificar quantas outras devem ter o horário de atendimento ampliado no próximo mandato, a chefe do Executivo afirmou apenas que o foco serão bairros periféricos e distantes das UPAs. “Vamos priorizar as unidades de saúde em regiões mais populosas e distantes do centro da cidade e das UPAs, para que a população não tenha que se deslocar após 17h para um lugar muito longe para receber atendimento”, declarou.
Equipe. Por outro lado, a prefeita se esquivou de questionamentos sobre outros nomes cotados para compor o secretariado a partir do próximo ano. Um dos rumores seria a indicação de Luiz Jorge Germano Júnior, conhecido por Netão, que integra o grupo político do vereador Ismar Marão (PSD), para o cargo de adjunto da Secretaria de Governo.
Questionada, a chefe do Executivo não confirmou e nem descartou a possibilidade. Ela apenas salientou que os integrantes do novo mandato serão anunciados em momento oportuno.
Até o momento, apenas houve a confirmação da permanência de nomes que já integram a equipe de Elisa. A chefe do Executivo já assegurou o retorno de outros sete nomes: Gledston Moreli (Cohagra), Beethoven de Oliveira (Governo), Cássio Facure (Fundação Cultural), Agnaldo Silva (Agricultura), Edno César da Silveira (Meio Ambiente), Rui Ramos (Codau) e Celso Neto, que deixará a pasta da Educação e assumirá na próxima gestão como titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.