Em 2023, Uberaba recebeu mais de R$765 mil para estruturação de cursos por meio do programa Qualifica Brasil, do governo federal. Carolina Ribeiro, superintendente de Micro e Pequenas Empresas, detalha que está em andamento o processo para reabertura de licitação para contratar empresa para lecionar o conteúdo aos alunos.
A verba será inteiramente destinada à qualificação de uberabenses, sendo sua primeira parte recebida ainda em maio de 2023 e a última parcela depositada ao município em dezembro. “Tem a parte da contrapartida da Prefeitura de recursos próprios. A contrapartida da prefeitura é de R$80 mil, a lei exige pelo menos 2%”, informa.
Segundo a superintendente, o processo de contratação deve ser concluído entre 60 e 90 dias. A expectativa é de que o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) seja a instituição vencedora da licitação e oferte os 16 cursos. Carolina explica que o processo foi aberto anteriormente dentro da antiga lei de licitação, porém, precisou ser interrompido.
“Esse ano vai ser de muitos desafios, da gente conseguir colocar isso, realmente, para funcionar. No ano passado, veio a ordem de R$288.000, e aí eles complementaram mais 3 vezes. Então, nós começamos uma licitação na [lei] 866, tivemos que parar, retomar ela novamente agora, na nova licitação e chegou mais esses dois recursos”, explica.
O serviço de especialização ofertará 16 cursos para cerca de 250 alunos, incluindo estudantes PCDs (pessoa com deficiência). Entre as opções estarão: padeiro; garçom; operador de processo químico industrial; agente de limpeza e conservação; mecânico de máquinas industriais; promotor de vendas; camareira de hotel; caldeireiro; eletricista industrial; tratorista; carpinteiro; operador de pá carregadeira; eletricista de automóveis; mecânico de manutenção de máquinas agrícolas e técnico de manutenção de equipamentos de informática.
As áreas de especialização são escolhidas pelo Conselho Municipal de Trabalho Empregos e Geração de Renda. O órgão é composto por associações, sindicatos e instituições públicas.