Produtoras rurais avaliam adesão a modelo do INAES durante reunião no Sindicato Rural
Presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Vinícius Rodrigues, liderou a reunião com as Comadres do Agro. (Foto/Divulgação)
Integrantes do grupo Comadres do Agro se reuniram nesta segunda-feira (2), no Sindicato Rural de Uberaba, para discutir a adesão a um modelo de compra coletiva estruturado pelo Instituto Nacional de Economia Solidária (INAES), com foco na redução de custos e no fortalecimento da organização produtiva entre mulheres do agronegócio.
A proposta apresentada prevê a aquisição conjunta de insumos, como adubos, permitindo ganho de escala e melhores condições de negociação junto aos fornecedores. O modelo é desenvolvido pelo INAES, ligado ao Sistema Faemg/Senar, e busca ampliar a competitividade de pequenos e médios produtores. “A ideia é comprar coletivamente adubo, ganhando escala e melhores condições de negociação. Sozinhas, muitas vezes, não conseguimos os mesmos preços que grandes compradores”, afirmou a presidente do grupo, Nilva Pedrosa.
Comadres do Agro conheceram os detalhes da compra coletiva do INAES no Sindicato Rural de Uberaba. (Foto/Divulgação)
Criado em 15 de outubro, data que marca o Dia Internacional da Mulher Rural, o grupo Comadres do Agro está em fase de estruturação e reúne cerca de 50 mulheres que atuam na pecuária de leite e de corte, na agricultura e na gestão de negócios ligados ao agronegócio. O movimento conta com apoio do Sindicato Rural de Uberaba.
Durante a reunião, também foram debatidos critérios de participação, formas de adesão e os impactos esperados da compra coletiva, especialmente para produtoras de pequeno e médio porte. Novos encontros devem ser realizados para detalhar os aspectos operacionais e definir os próximos passos da iniciativa.