A Liga Independente das Escolas de Samba de Uberaba (LIESU) viabilizou a doação de 200 instrumentos para quatro escolas de samba da cidade, como parte do processo de retomada do Carnaval. A entrega está marcada para esta terça-feira (3), às 17h, na loja Top Som, na avenida Santa Beatriz da Silva.
De acordo com a Liga, cada uma das quatro escolas contempladas, Pérola Negra, Bambas, Academicos de Santa Maria e Marajó, receberá 40 instrumentos, além de acessórios necessários para o uso adequado, como correias e baquetas. A ação ocorre em um contexto de reconstrução das agremiações, que, nos últimos anos, enfrentaram a falta de estrutura material básica para manter atividades regulares.
O presidente da Liesu, Thiago Fernando, afirma que a doação representa um marco importante nesse processo de retomada, viabilizado por meio da Lei Rouanet. “Esse repasse, através da Lei Rouanet, simboliza muito mais do que a entrega de instrumentos. Ele representa um trabalho árduo de recuperação material das escolas de samba, que, nesse processo de retomada do desfile, praticamente não tinham nada. A LIESU vem trabalhando fortemente para reconstruir essa base, para que o Carnaval de Uberaba possa crescer, evoluir e voltar a ocupar o lugar de destaque que merece”, disse.
Desde que assumiu a atual gestão, no ano passado, a diretoria da Liga das Escolas de Samba tem atuado na organização interna das escolas, promovendo encontros de capacitação e buscando parcerias para fortalecer as agremiações e criar condições para a retomada dos desfiles.
Entre os instrumentos doados estão:
Para Thiago Fernando, o fortalecimento das escolas também tem impacto social e cultural para a cidade. “Nosso objetivo é resgatar o carnaval de rua em sua totalidade, não só com blocos e marchinhas, mas também com as escolas de samba. As escolas sempre tiveram um papel cultural e social muito forte em Uberaba. Algumas resistiram mesmo sem apoio, e agora queremos reativar esse processo de forma estruturada, contínua e com olhar social”, afirmou.