Uberaba dará início nesta terça-feira (9) à campanha de vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), com foco em gestantes a partir da vigésima oitava semana de gestação. É a primeira vez que o imunizante é oferecido pela rede pública de saúde e passa a incorporar o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, ajudando a prevenir infecções graves causadas pelo vírus em bebês menores de seis meses. O VSR é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas, como a bronquilite.
Em entrevista ao JM Informa, da Rádio JM, a referência técnica da Central de Vacinas do município de Uberaba, Priscilla Amaral, destaca que se trata de oportunidade importante para proteger os bebês, ainda no ventre materno. "A vacina é aplicada direto na gestante, a partir da vigésima oitava semana, e ela produz os anticorpos que vão passar na barreira hematoplacentária pros bebês, garantindo a proteção desses bebês contra o vírus sincicial respiratório, que é o principal causador de bronquiolite e pneumonia. [...] Então, é importantíssimo que as nossas gestantes estejam conscientes da importância dessa dose e venham administrá-la o quanto antes. Elas estando dentro desse período gestacional adequado, devem buscar pela unidade mais próxima a partir desta terça, que gente já vai estar disponibilizando essa vacina pra mais essa proteção ser garantida pros nossos bebês.”
Priscilla pontua, ainda, que as doenças respiratórias são a principal causa de óbitos infantis até dois anos e idade. O VSR gera infecções nas vias respiratórias e se torna mais frequente no inverno. Estima-se que complicações relacionadas a ele (como bronquite, bronquiolite e pneumonia), causaram 83 mil internações de bebês prematuros, entre 2018 e 2024, no país. Em 2025, o Brasil registrou um aumento de 52% de casos de infecções em bebês.
A bronquiolite é uma infecção viral que provoca dificuldade para respirar, febre e tosse, podendo evoluir para quadros graves. A vacinação materna oferece proteção imediata ao bebê, reduzindo significativamente o risco de hospitalizações. Estudos apontam eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves pelo VSR nos primeiros 90 dias de vida.
O imunizante é ofertado de forma gratuita e em apenas uma dose. Para se vacinar, a gestante deve procurar uma unidade básica de saúde, apresentando um documento de identificação e deve comprovar a idade gestacional (28 semanas ou mais).
A ação segue a orientação do Ministério da Saúde, que iniciou a distribuição do primeiro lote nacional com 673 mil doses já encaminhadas aos estados. Assim que as doses chegam às Unidades Básicas de Saúde, as equipes atualizam a situação vacinal das gestantes, incluindo também as vacinas DTPa, Covid-19 e Influenza, que podem ser administradas simultaneamente ao imunizante contra o VSR.