PRESENTE IDEAL

Comércio aquecido no Dia dos Pais exige atenção redobrada do consumidor, alerta Procon Uberaba

Juliana Corrêa
Publicado em 03/08/2025 às 10:43
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A orientação vale tanto para compras em lojas físicas quanto nas plataformas digitais (Foto/Divulgação)

Com a aproximação do Dia dos Pais, muita gente está à procura do presente ideal. E a Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Uberaba) faz um alerta importante: a data movimenta o comércio, mas também exige cautela para evitar golpes e garantir uma compra sem dor de cabeça. A orientação vale tanto para compras em lojas físicas quanto nas plataformas digitais. 

É recomendável que o consumidor evite clicar em links recebidos por mensagens, e-mails e nas redes sociais, mesmo que pareçam ser de marcas conceituadas e conhecidas. A forma mais segura de acessar lojas virtuais é digitando diretamente o endereço no navegador e observando se o site é protegido — ou seja, se começa com “https://” e apresenta o ícone de cadeado. 

O consumidor também deve verificar se a empresa disponibiliza dados como CNPJ, endereço e canais de atendimento. Antes de fechar a compra, é essencial comparar preços, avaliar a reputação da loja e checar a política de trocas e devoluções. Quando a compra for feita pela internet, o Procon recomenda ainda consultar o CNPJ no site da Receita Federal para verificar a legalidade da empresa. 

Se, mesmo com os cuidados, o consumidor for vítima de golpe, por produto não entregue, cobrança indevida ou item diferente do anunciado, é necessário reunir todos os comprovantes disponíveis sobre a transação (como prints de tela, notas fiscais e e-mails), registrar um boletim de ocorrência e procurar o Procon local. Outra alternativa é tentar resolver o problema pela plataforma consumidor.gov.br, que permite contato direto com a empresa. 

Em relação às trocas, o Código de Defesa do Consumidor não obriga lojas físicas a aceitarem devoluções por gosto, cor ou tamanho. No entanto, se a empresa oferecer essa possibilidade, a política deve ser clara e informada no momento da compra, preferencialmente por escrito. Já nas compras online, o consumidor tem direito de se arrepender e cancelar a compra em até sete dias após o recebimento do produto, sem custos. Esse pedido deve ser feito por escrito, de forma que possa ser comprovado. 

O Procon reforça que a informação é a melhor aliada na hora da compra. Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, o atendimento pode ser feito presencialmente na sede da entidade, localizada na Avenida Leopoldino de Oliveira, 2976, ou pelos canais de atendimento: telefone (34) 3334-9100, Disque 151 (gratuito) e WhatsApp (34) 99869-9000 (apenas mensagens de texto). 

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