ALARMANTE

Conheça as vias “campeãs” de acidentes de trânsito em Uberaba

Joanna Prata
Publicado em 03/08/2025 às 10:27
Compartilhar
Uberaba contabilizou 2.803 acidentes de trânsito em 2025, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) (Foto/Divulgaão)

Uberaba contabilizou 2.803 acidentes de trânsito em 2025, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) (Foto/Divulgaão)

Uberaba contabilizou 2.803 acidentes de trânsito em 2025, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG). As cinco vias com mais registros no ano concentram, juntas, 413 ocorrências — o equivalente a 14,7% do total. A liderança é da Avenida Leopoldino de Oliveira, com 154 acidentes, seguida pelas avenidas Santos Dumont (80), Deputado José Marcus Cherem (62), Nenê Sabino (62) e Guilherme Ferreira (55). 

Avenida mais extensa entre as analisadas, com 5,8 quilômetros, a Leopoldino de Oliveira ocupa o primeiro lugar tanto no ranking de 2025 quanto no acumulado dos últimos cinco anos, com 1.304 acidentes registrados entre 2020 e 2025. A via cruza grande parte de Uberaba e abriga o sistema BRT. Segundo a Prefeitura, por causa do corredor exclusivo de ônibus, não é possível instalar obstáculos físicos como lombadas ou faixas elevadas. A orientação é que os pedestres utilizem cruzamentos semaforizados para travessias mais seguras. 

Em segundo lugar em 2025, a Avenida Santos Dumont registrou 80 acidentes no ano. Com 3,4 km de extensão, a via acumula 787 ocorrências desde 2020, ocupando o terceiro lugar no ranking geral do período. A Prefeitura de Uberaba associa os números ao alto fluxo de veículos, característica comum entre os principais corredores urbanos da cidade, mas não detalhou medidas específicas previstas para o trecho. Recentemente, ouvinte do JM News questionou a divisão das faixas feita por tachões, o que, em sua avaliação aumenta a insegurança à medida em que não há fiscalização efetiva acerca das infrações de trânsito lá cometidas, como conversões irregulares e até ultrapassagens proibidas.  

A Avenida Deputado José Marcus Cherem aparece empatada em terceiro lugar em 2025, com 62 acidentes. No entanto, no histórico dos últimos cinco anos, a via ocupa a segunda colocação geral, com 803 ocorrências, atrás apenas da Leopoldino. Mesmo com apenas 2,2 km de extensão, a via concentra tráfego intenso, incluindo veículos de grande porte, além de ser importante via de entrada de Uberaba. Segundo a Prefeitura, a presença de comércios e indústrias nas imediações e as conversões à esquerda contribuem para o alto índice de sinistros. Estão em estudo medidas para restringir essas manobras e intervenções ligadas às obras na calha da BR-050. 

Também com 62 acidentes em 2025, a Avenida Nenê Sabino ocupa o quarto lugar entre as vias mais críticas do ano. Com 3,3 km de extensão, acumula 523 ocorrências entre 2020 e 2025, sendo a sexta colocada no ranking histórico. Apesar de não estar entre as campeãs absolutas no longo prazo, os dados recentes indicam que a via segue com alto índice de sinistros. Inclusive, recentemente foi registrado um atropelamento fatal na viaCiclista morre ao ser atingido por Hyundai na Nenê Sabino, em Uberaba

 A Avenida Guilherme Ferreira aparece na quinta colocação em 2025, com 55 acidentes registrados. No acumulado de cinco anos, a via soma 599 ocorrências, o que a coloca em quarto lugar no ranking geral, atrás apenas da Leopoldino, da Marcus Cherem e da Santos Dumont. Com apenas 1,3 km de extensão, é uma das vias mais curtas entre as analisadas. A Prefeitura informa que já foram implantadas faixas elevadas para reduzir os riscos, especialmente para os pedestres. 

Fora das cinco primeiras colocações de 2025, a Avenida Dona Maria Santana Borges também figura entre as vias com maior número de acidentes desde 2020, com um total de 500 registros. Em 2025, foram 49. Com 2 km de extensão, a via faz parte do tronco do BRT e, segundo a Prefeitura, passará por obras de requalificação urbana financiadas pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), com o objetivo de melhorar sua estrutura e segurança viária. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por