Papai Noel este ano foi mais generoso que no ano passado, segundo informações das lideranças do comércio uberabense. No ano passado, a média gasta com presentes era de R$ 50, de acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), este ano foi de R$ 60.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba, Marcelo Árabe, informou que o destaque deste ano foi o comércio de produtos importados em geral. “Brinquedos, eletrônicos e principalmente artigos para informática foram os presentes mais cotados pelo consumidor, principalmente pelo fato de que o dólar está desvalorizado”, afirma.
No comércio em geral, ele afirma que o crescimento nas vendas de Natal girou em torno dos 20%, em relação a 2008.
A preferência por brinquedos também foi observada por comerciante da cidade. “Chegamos a zerar nosso estoque de determinados brinquedos, afinal, são produtos com valor aquisitivo mais baixo, que inclusive respondem pelas vendas praticadas no dinheiro vivo”, afirma gerente de uma loja de eletroeletrônicos no centro da cidade, João Batista Tavera.
Outros produtos que também tiveram boa saída, ainda de acordo com Tavera, foram eletroportáteis como notebooks, câmeras digitais e computadores.
À vista. Mais uma tendência observada pelos comerciantes é que este ano o uberabense está comprando mais à vista. “Quando o valor é maior, o consumidor prefere usar o cartão de crédito, que permite parcelar a conta em até 24 vezes”, afirma o gerente, acrescentando que em sua loja as compras no cartão de crédito representam 70% das vendas.