Dia dos Namorados atendeu às expectativas e foi positivo para o comércio. Por outro lado, lojistas se preparam para retração das vendas por causa da copa.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba divulgou ontem o balanço das vendas. Como esperado, do ano passado para 2010 o aumento geral foi de 10%, mas algumas empresas, como floriculturas e perfumarias, venderam mais.
Segundo a CDL, o preço médio dos presentes foi de R$ 80 e muita gente preferiu pagar à vista.
Marcelo Árabe, presidente do Sindicato do Comércio Varejista, diz que o movimento foi melhor a partir de quinta-feira, 10, e que o horário estendido de funcionamento no sábado foi bem aceito.
“Foi bastante movimentado. São presentes recíprocos, então são duas compras. O movimento de bares e restaurantes também foi bom, com muitas reservas.”
Na Associação dos Lojistas do Shopping Center Uberaba (Assoceu), as vendas foram 18% maiores que em 2009. De acordo com o presidente José Eduardo de Oliveira, o crescimento superou as expectativas e a boa performance teve ajuda da Copa do Mundo e do clima, que aumentou as vendas de agasalhos e botas.
Marcelo Árabe diz que, apesar do aumento nos lucros, o comércio vai ter retração por causa dos jogos da seleção. Com os horários alterados e o interesse dos clientes em acompanhar o Brasil em campo, as lojas devem vender menos. “As lojas esportivas e bares são os únicos que vão ter melhoras. No comércio eu vejo prejuízo sim, porque vai sair do ritmo normal”, conclui o presidente da Assoceu.