Moradores de várias regiões da cidade afirmam que os ecopontos instalados pela Prefeitura para facilitar o recolhimento de entulhos, não funcionam. No bairro Gameleira I, ecoponto localizado na Rua Afrânio de Melo Franco está cheio de lixo de toda espécie. A situação se repete no bairro Eldorado, às margens da MG 190.
A situação só não é pior, porque muitos catadores de material para reciclagem frequentam o local, e parte do lixo jogada nestes ecopontos são reaproveitados. É o caso do desempregado Alex Carrilho Resende Gonçalves. Segundo ele, desde que frequenta o local no Eldorado, viu poucas vezes o lixo ser retirado. “Antigamente era limpo. Só jogavam entulho, agora o mau cheiro é insuportável”, afirmou ele, se referindo aos animais mortos jogados nas caçambas. Outros moradores já reclamaram da mesma situação, mas o problema não foi resolvido.
O proprietário de depósito de gás, João Francisco da Silva, confirmou a informação de Alex. Segundo ele, o lixo é retirado, mas a demora para limpar a área é grande. “Esse ecoponto deveria ser colocado em outro local. Não é possível um lixão dentro da cidade, deveria ser mais isolado”, reclamou João Francisco.
De acordo com a Prefeitura, os ecopontos recebem limpeza a cada 15 dias, mas não há fiscalização nos locais e por isso as pessoas abusam e jogam todo tipo de material. Os locais não foram criados para serem depósitos de entulhos, é que ainda falta consciência por parte da própria população neste sentido.