O XV Congresso Mundial da Raça Brahman chega a um de seus principais momentos, os leilões. Até amanhã, três remates, de fêmeas, genética, com sêmen e embriões, e touros, deverão gerar faturamento de R$ 5 milhões.
Segundo Lydio Cosac da Faria, diretor executivo da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), mais de 1.700 pessoas já foram cadastradas como participantes do evento, fora os visitantes. “Além deste dado que mostra a força do brahman, é possível identificar uma demanda muito grande por material genético deste gado e este cenário tem gerado o fechamento de vários negócios, devendo movimentar cerca de R$ 1 milhão”, destaca.
José Amauri de Márzio, presidente da ACBB, lembra que trazer este congresso a Uberaba foi um desafio, mas ele tem valido a pena. “Não levamos o evento para São Paulo e nem para o Rio de Janeiro e quebramos o recorde de presença de estrangeiros ligados à pecuária, com 518 de 22 países diferentes, sendo que o anterior era de 412, na ExpoZebu. Essa é a prova de que a ação superou todas as expectativas e que a genética brahman brasileira tem gerado repercussão muito grande no mundo todo”, analisa.