
A coleta de lixo na avenida João XXIII, em Uberaba, pode voltar a ser diária. O Consórcio S, responsável pelo serviço, informou que estuda a possibilidade de retomar a rotina antiga de recolhimento, após receber relatos de acúmulo de resíduos ao longo da via. Atualmente, a recolha é realizada três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, no período diurno.
A redução da frequência ocorreu com a mudança no horário da coleta, mas o grande número de comércios ao longo da avenida dificulta a manutenção da limpeza. O acúmulo de lixo no canteiro central tem comprometido a aparência e a limpeza da via, já que resíduos são depositados diariamente, mesmo nos dias em que não há recolha dos materiais.
Nesta segunda-feira (27), ouvinte da Rádio JM reclamou da quantidade de sacos espalhados pela via, e pediu mais atenção da empresa com o local. “O caminhão passa recolhendo o lixo que fica no canteiro central, mas a aparência da avenida fica um horror. Sábado estava muito feio. Quem vem de outra cidade, fica de queixo caído com a quantidade de lixo que é depositado ali”, relatou.
Segundo a concessionária, uma equipe técnica está avaliando o retorno da coleta diária na avenida, justamente para atender à alta demanda gerada pelo comércio local, uma vez que lojas e até residências geram grande acúmulo de resíduos. “Na João XXIII, a coleta era diária e, com a mudança de horários, passou a ser três dias por semana. Os comerciantes colocam o resíduo na rua diariamente. Estamos vendo a possibilidade de o trecho voltar a ter coleta diária, mas ainda não definimos”, informou.
Enquanto o estudo é realizado, a orientação é para que os lojistas e moradores depositem o lixo somente nos dias e horários de recolhimento, de preferência na frente dos imóveis. O objetivo é evitar o acúmulo e a deterioração da paisagem urbana.
O novo calendário de coleta domiciliar em Uberaba entrou em vigor no início de outubro, após alterações divulgadas pelo Consórcio S e pela Sempre Uberaba. As mudanças envolveram ajustes nos dias e horários de recolhimento em diversas regiões da cidade, com o objetivo de tornar o serviço mais ágil e eficiente.
Desde então, alguns bairros relataram acúmulo de resíduos até que a população se adaptasse à nova rotina. A recomendação da empresa segue sendo que os moradores consultem o site para verificar o cronograma atualizado de cada região.