Comércio recebe com euforia o balanço final de vendas realizado no período que antecedeu o Dia das Mães
Comércio recebe com euforia o balanço final de vendas realizado no período que antecedeu o Dia das Mães.
Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Fúlvio Ferreira, fatores como ExpoZebu e Copa do Mundo contribuíram para a corrida dos consumidores às lojas, especialmente no último fim de semana. “Sábado, as ruas do centro ficaram lotadas até tarde e domingo, corredores comerciais, como a Prudente de Morais, e até mesmo o Shopping Uberaba registraram movimentação intensa”, afirma.
Inclusive no sábado, com os estabelecimentos funcionando em horário estendido, o número de consultas realizadas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Uberaba apontam que houve aumento de quase 7% no volume de vendas, se comparado com o mesmo dia do ano anterior.
Talão. Balanço preliminar realizado pela CDL confirmou o surgimento de nova tendência no mercado varejista da cidade: nas vendas realizadas às vésperas do Dia das Mães, mais compradores optaram pelo pagamento com cheque, ao invés do cartão.
Embora transações realizadas com cartões de débito e crédito viessem crescendo desde 2005 em todo o país, a situação deve começar a mudar devido, principalmente, aos preços cobrados pelas operadoras de cartões do país. De acordo com Fúlvio, outro motivo dessa inversão nos hábitos de consumo diz respeito à inadimplência observada nas vendas no crediário, que, segundo ele, são menores em chegues do que em cartões. Enquanto a inadimplência final nas vendas com cheques está em torno de 2,5% sobre a receita, as taxas das administradoras de cartões chegam à média de 5%. “E como as empresas de cartão oferecem uma série de benefícios e sistemas de recompensa para quem utiliza o serviço, os lojistas devem ficar atentos a essa possibilidade também”, conclui.