RECLAMAÇÃO

Consumidora que recebeu fatura errada da Codau fica quatro horas na fila do SAC

Autarquia foi questionada sobre a demora no atendimento e não se posicionou

Rafaella Massa
Publicado em 10/12/2023 às 11:15
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Consumidora aponta que chegou no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) às 10h14 e foi atendida somente às 13h15 (Foto/Leitora JM)

Consumidora denunciou ao Jornal da Manhã demora no atendimento para correção de conta de água da Companhia Operacional de Desenvolvimento, saneamento e Ações Urbanas (Codau). Procura pelo suporte aconteceu na manhã desta sexta-feira (8), quando moradora de Uberaba esperou por quatro horas na fila até ser chamada pelo atendente.  

A denunciante, que solicitou anonimato, informou que a fatura com vencimento em dezembro chegou no valor de R$ 4.000, sendo que, costumeiramente, a conta é debitada de forma automática. Ela pontua que chegou no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no Praça Shopping Uberaba, às 10h14 e foi atendida somente às 13h15. “Eu liguei no Procon e o Procon não foi. Falou que não existe lei para isso, mas é uma falta de respeito uma pessoa ficar três horas numa fila esperando para resolver um erro que é do sistema deles”, reclama a consumidora.  

Ao JM, ela revelou que uma idosa, com senha preferencial chegou ao local às 9h40 e aguardou até próximo das 13h pelo atendimento, também em busca de concertar o erro na conta de água. A consumidora pontou ainda que ao sair do local, cerca de 30 a 40 pessoas aguardavam atendimento.  

É válido citar que outros leitores do JM informaram ter recebido atendimento rápido, bastando entregar a conta. Funcionários da Codau teriam informado que uma nova conta corrigida seria entregue no domicílio dos consumidores.  

No início da semana, segunda-feira (4), a Codau detectou erro em mais de 6,7 mil faturas referentes ao mês de novembro. Na terça (5), a autarquia expandiu o horário de atendimento ao público como medida para facilitar o acesso dos consumidores que receberam a fatura errada após falha da Codau, que transferiu a culpa para o sistema comercial da autarquia.  

O Jornal da Manhã entrou em contato com a Codau em busca de um posicionamento sobre a reclamação relatada pela leitora. Segundo nota da autarquia, no SAC da Codau trabalham 14 servidores no atendimento dos consumidores frente à situação gerada pela emissão incorreta de faturas de água.  

“Para os consumidores que receberam a conta por média, não há necessidade de espera no SAC. As faturas estão sendo retidas e a conta corrigida é entregue depois diretamente na casa do usuário. Já para outros casos, como a revisão de fatura, há necessidade de espera. A procura está acima do normal ao longo de toda a semana e há um tempo médio de espera acima de 2 horas”, explica a nota. 

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