As equipes do Departamento de Posturas e da Secretaria de Meio Ambiente flagraram a autuaram um homem cortando árvore sem a devida permissão na rua Coronel Lane José Bernardes, Parque das Américas. O fato aconteceu no fim da tarde da última quinta-feira (8) e a dona da residência que contratou o serviço, não encontrada no local, deve responder por crime ambiental.
Por se tratar de uma poda considerada drástica, a multa, caracterizada como média, pode chegar a R$ 1,5 mil. No caso de infrações graves, os valores chegam a R$ 12.450.
De acordo com o diretor do Departamento de Posturas, Renato Formiga, nenhuma pessoa, mesmo que esteja dentro da sua propriedade, pode podar ou arrancar árvores sem antes solicitar a vistoria da Secretaria de Meio Ambiente. “Não estamos apenas autuando. Nosso trabalho é também de conscientização e orientação sobre os procedimentos que devem ser tomados”, explica o diretor, lembrando que para sanar dúvidas, os cidadãos podem ligar no telefone do Fala Cidadão, pelo 3318-0800. “Estamos em estado permanentemente atuante. Em alguns casos, as pessoas se exaltam, mas, no geral, não estamos tendo maiores problemas e as pessoas estão colaborando com o nosso trabalho”, completa Renato.