O coordenador da Defesa Civil, Sérgio Campos, realizou ontem trabalho de vistoria em diversos pontos da cidade classificados como áreas de risco. A inspeção faz parte das operações para prevenção de acidentes em função das chuvas previstas para os próximos dias. “Vamos analisar os locais mais propensos a inundações, desabamentos e acúmulo de entulho”, afirma.
Entre os locais vistoriados, está o bairro Parque das Acácias, às margens da BR-050, onde há poucos dias carroceiro foi flagrado pelo prefeito Anderson Adauto depositando entulhos. “Quando cheguei ao local percebi que não havia sequer placas de alerta, como ‘é proibido jogar lixo’. É uma das deficiências que têm que ser mudadas”, diz.
Além desse local, receberam vistorias o bairro Residencial 2000 e o centro. “No 2000, o problema é que o bairro é muito plano e, com a ventania na época das chuvas, registramos muitas ocorrências de destelhamento. A solução que vamos propor é plantar árvores altas por pontos estratégicos”, explica. No centro, o ponto que recebeu maior atenção foi a avenida Leopoldino de Oliveira, na altura do Shopping Generoso Lenza. “Os alagamentos lá são recorrentes. O que vou propor é sinalização específica no local alertando sobre o risco de enchentes”, alega. “Tenho consciência que são medidas paliativas para o problema, mas temos que trabalhar em várias frentes”, conclui.
As alterações propostas pela Defesa Civil foram encaminhadas ao secretário municipal de Trânsito, Ricardo Sarmento, para análise. De acordo com Campos, a expectativa é a de que até o fim do mês seja encaminhada uma resposta à Defesa Civil.