Somente no primeiro bimestre do ano, Uberaba registra 348 casos positivos de dengue. Outras 112 suspeitas foram descartadas até agora.
Somente no primeiro bimestre do ano, Uberaba registra 348 casos positivos de dengue. Outras 112 suspeitas foram descartadas até agora, mas 884 pacientes ainda aguardam resultado de exames. O balanço referente a janeiro e fevereiro já ultrapassa o total do ano passado. Nos 12 meses de 2009, o município totalizou 321 confirmações da doença. Os números são da Secretaria Municipal de Saúde.
Para o secretário Valdemar Hial, as chuvas intensas, intercaladas com o calor, favorecem a proliferação do mosquito. Ele garante que a Prefeitura está tomando as providências necessárias para o combate à doença, intensificando visitações e aplicações de fumacês para eliminar o Aedes aegypti.
Conforme relatório, de 5 de janeiro a 27 de fevereiro, os agentes de combate a endemias visitaram 84.407 imóveis. Já a aplicação de fumacê atingiu 180.925 habitações em bairros com incidência de dengue. A secretaria também mantém os mutirões de limpeza. A equipe está trabalhando no bairro Abadia e seguirá para o Parque São Geraldo e Gameleiras 2. Além disso, há ações como o fechamento de caixas-d’água e panfletagem sendo realizadas.
Hial afirma que a população precisa se envolver na prevenção de dengue, pois o combate não depende apenas da PMU. Além de evitar o acúmulo de água parada em recipientes, o secretário reforça que a comunidade também pode atuar como fiscal e informar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti por meio do disque-dengue.
De 8 de fevereiro a 4 de março, o serviço contabilizou 488 denúncias. Dessas, 183 ordens de serviços foram executadas pelo Departamento de Controle de Zoonoses e 43 ainda estão em poder dos agentes. Ainda existem 13 imóveis fechados aguardando a segunda visita, 44 imóveis fechados aguardam o parecer jurídico para a realização do trabalho de prevenção e 205 imóveis foram encaminhados ao Departamento de Posturas.