Despachantes voltaram a manifestar insatisfação com atendimento na Unidade de Atendimento Integrado do Estado em Uberaba (Foto/Arquivo)
Atendimento a despachantes na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) volta a ser alvo de reclamação em Uberaba. Desta vez, a queixa é relativa à falta de fiscalização, uma vez que os atendentes não estariam conferindo corretamente as credenciais dos profissionais.
Segundo uma das reclamações que chegaram até a reportagem do Jornal da Manhã, muitos despachantes estariam trabalhando de forma irregular, já que a UAI utiliza listagem antiga e não verifica se os documentos estão atualizados. “Tem muitos despachantes com credenciais vencidas e, mesmo assim, trabalhando normalmente. Já fizemos reclamação com o gestor, mas ele diz que segue orientação superior”, relatou um denunciante.
Diante da queixa, o JM entrou em contato com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), responsável pelas UAIs, inclusive a de Uberaba. Em resposta, o órgão garantiu que as equipes das unidades realizam a verificação dos despachantes no sistema antes de iniciarem os atendimentos. Além disso, esclareceu que a fiscalização e o cadastro de novos profissionais são de responsabilidade exclusiva do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas (CRDD), conforme determina a Lei nº 14.282/2021.
“A responsabilidade pelo cadastro de novos despachantes documentalistas, bem como a fiscalização da atuação profissional, é exclusiva do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas (CRDD), órgão autorizado para o credenciamento desses profissionais junto ao órgão executivo de trânsito estadual”, afirma a secretaria, em nota.
A Seplag-MG orienta que eventuais irregularidades sejam denunciadas nos canais oficiais da Ouvidoria-Geral do Estado, por meio do telefone 162 ou do site www.ouvidoriageral.mg.gov.br.