CREDENCIAIS

Despachantes denunciam falta de fiscalização de documentação na UAI Uberaba

Categoria diz que são muitos despachantes com credenciais vencidas e que estão atuando normalmente na unidade

Dandara Aveiro
Publicado em 29/01/2025 às 15:25Atualizado em 29/01/2025 às 19:20
Compartilhar
Despachantes voltaram a manifestar insatisfação com atendimento na Unidade de Atendimento Integrado do Estado em Uberaba (Foto/Arquivo)

Despachantes voltaram a manifestar insatisfação com atendimento na Unidade de Atendimento Integrado do Estado em Uberaba (Foto/Arquivo)

Atendimento a despachantes na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) volta a ser alvo de reclamação em Uberaba. Desta vez, a queixa é relativa à falta de fiscalização, uma vez que os atendentes não estariam conferindo corretamente as credenciais dos profissionais.

Segundo uma das reclamações que chegaram até a reportagem do Jornal da Manhã, muitos despachantes estariam trabalhando de forma irregular, já que a UAI utiliza listagem antiga e não verifica se os documentos estão atualizados. “Tem muitos despachantes com credenciais vencidas e, mesmo assim, trabalhando normalmente. Já fizemos reclamação com o gestor, mas ele diz que segue orientação superior”, relatou um denunciante.

Diante da queixa, o JM entrou em contato com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), responsável pelas UAIs, inclusive a de Uberaba. Em resposta, o órgão garantiu que as equipes das unidades realizam a verificação dos despachantes no sistema antes de iniciarem os atendimentos. Além disso, esclareceu que a fiscalização e o cadastro de novos profissionais são de responsabilidade exclusiva do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas (CRDD), conforme determina a Lei nº 14.282/2021.

“A responsabilidade pelo cadastro de novos despachantes documentalistas, bem como a fiscalização da atuação profissional, é exclusiva do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas (CRDD), órgão autorizado para o credenciamento desses profissionais junto ao órgão executivo de trânsito estadual”, afirma a secretaria, em nota.

A Seplag-MG orienta que eventuais irregularidades sejam denunciadas nos canais oficiais da Ouvidoria-Geral do Estado, por meio do telefone 162 ou do site www.ouvidoriageral.mg.gov.br.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por