A partir da próxima segunda-feira (26), exames de legislação de direção para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão novos horários e mudanças sensíveis na hora da avaliação prática.
De acordo com o delegado responsável pelo setor de CNH, Paulo Henrique Delladona, a intenção é tornar o exame mais justo e também adequá-lo às exigências do Departamento de Trânsito (Detran) de Minas Gerais.
A primeira das mudanças ocorre em relação aos horários das avaliações. Todas, tanto as provas teóricas quanto as práticas, serão iniciadas às 17h e, no caso das provas práticas, seguirão até o período noturno, se for o caso.
Outra mudança diz respeito ao local das avaliações práticas. Atualmente, elas acontecem nas praças Carlos Gomes, Mojiana, Abadia e bairro Universitário. “A partir de segunda-feira, as provas acontecerão apenas no entorno da Delegacia Regional, no bairro Parque das Américas”, afirmou Delladona.
Conforme explicou o delegado e como havia adiantado o Jornal da Manhã, o primeiro teste prático será a tarefa de realizar a baliza, ou seja, estacionar o automóvel entre dois cones. “O candidato tem cinco minutos para executar essa manobra. Só após aprovado nesse quesito ele poderá dar sequência ao exame. A partir daí, o exame de circulação acontece com outros examinadores”, contou.
Em relação aos candidatos que acabam ficando nervosos em demasia, o delegado explicou que não há razão para tanto, uma vez que a intenção do Detran, segundo ele, não é dificultar a vida do candidato. “É preciso dar oportunidade ao aluno para que ele sinta segurança. Nossa função é orientar e esclarecer para que o candidato que esteja de fato preparado, consiga sua habilitação”, reforçou.