Cosméticos, roupas e joias são os produtos mais vendidos quando o assunto foi decidir presentear no Dia das Mães
Cosméticos, roupas e joias são os produtos mais vendidos quando o assunto foi decidir presentear no Dia das Mães, comemorado hoje. Se antes os segmentos que mais faturavam na data eram aqueles relacionados a artigos para cama, mesa e banho, de alguns anos para cá a situação é diferente. “Houve uma mudança comportamental porque a maioria das mães não deseja ganhar produtos para a casa, mas sim para ela, e essa característica é cada vez mais marcante”, conta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fúlvio Ferreira.
Para comprovar a afirmação, Fúlvio explica que, enquanto o aumento médio no volume de vendas pode chegar a 7% neste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado, as lojas de confecção, calçados, acessórios e perfumaria devem apresentar elevação nas vendas de ordem superior. “Não há como precisar setorialmente, mas isso é perceptível nos contatos que tivemos com lojistas até agora”, explica.
Para quem quer presentear, mas ainda não escolheu ou teve tempo de ir até a loja, a CDL confirma a abertura de corredores comerciais que, tradicionalmente, ficam de portas abertas aos domingos, como os estabelecimentos das ruas Prudente de Morais e Elias Cruvinel.
Flores. Apesar do crescimento de artigos de beleza e moda entre as opções para presentear as mães, muitas delas não dispensam o mais tradicional mimo nas datas comemorativas. Segundo a Pesquisa de Expectativa Empresarial realizada pela Serasa Experian desde 2006, levantamento feito com 936 comerciantes em todo o país confirmou que as flores voltaram a ocupar a segunda posição no ranking de preferências dos consumidores para a data, com 18% das respostas obtidas. O produto ficou na frente de artigos como celulares, com 16%; eletrodomésticos, com 14%, e perfumaria e cosméticos, com 8%. O grande campeão da lista foi o setor de confecção, com 22% da preferência dos compradores.
Cemitérios. Abriram as portas cedo ontem para receber visitantes.
Entre as datas comemorativas no ano, depois de Finados, o Dia das Mães é o que mais leva as pessoas aos cemitérios. Com os portões abertos desde as 6h, a expectativa do diretor Jamir Messias de Freitas é de receber hoje um público de aproximadamente 20 mil pessoas no Cemitério São João Batista e 15 mil no Medalha Milagrosa. E apesar da previsão de chuva para a região, ele está confiante. “Vai mesmo depender do tempo, mas tenho certeza de que tudo correrá bem. A administração já tomou todas as providências para receber as pessoas. Realizamos podas na vegetação, pinturas nas estruturas internas e externas e organizamos o estacionamento”, pontuou.