O Dia Mundial do Consumidor, a ser celebrado na segunda-feira (15), levou o Procon de Uberaba a fazer uma programação especial para atingir e orientar o maior número de pessoas. Durante a semana anterior, o órgão promoveu palestras para públicos direcionados. Idosos, crianças e adolescentes receberam orientações sobre o consumo e seus direitos como consumidores.
Publicações do Código de Defesa do Consumidor e cartilhas foram distribuídos numa tenda montada ontem (13) no calçadão da rua Artur Machado. Estavam disponíveis também relatórios de reclamações sobre as empresas que mais geraram insatisfação em 2009 entre os uberabenses.
O Procon atende uma média de mil pessoas por mês. Cerca de 90% dos casos são resolvidos em até 5 dias, desde que o consumidor tenha direito.
O serviço tem uma procura constante e até crescente, como explica Sebastião Severino Rosa, coordenador do Procon. “O consumidor está procurando buscar seus direitos. Para isso, ele tem que saber quais são. Nós estamos trabalhando para divulgá-los para o maior número de pessoas.”
A distribuição do código e manuais acontece hoje (14) na feira do bairro Abadia e na feira de automóveis da Mojiana. Amanhã, o Procon intensifica a entrega de códigos e organiza panfletagem.