A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social inicia, nesta segunda-feira (11), atendimento em libras por videochamada para pessoas com deficiência auditiva. A iniciativa é uma parceria com a Escola para Surdos Dulce de Oliveira.
O projeto Conecta Libras começará pela sede da Secretaria e será expandido para as demais unidades de assistência social no próximo mês. Por meio de chamada de vídeo no telefone, intérprete de libras da escola fará a intermediação entre o cidadão e o servidor público.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, o objetivo é ampliar a acessibilidade e promover a autonomia do deficiente auditivo. “O atendimento em libras é fundamental para que a pessoa surda utilize os serviços públicos com facilidade e independência. Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada na promoção da inclusão social”, afirmou.
Ainda segundo Neri, a expectativa é de que o projeto seja ampliado para todos os órgãos da administração municipal. “Este primeiro mês será um período de testes para identificarmos possíveis ajustes e, posteriormente, levarmos a iniciativa para outros setores da Prefeitura de Uberaba”, acrescentou.
Para a diretora da Escola para Surdos Dulce de Oliveira, Mayara Rocha, a parceria é um avanço para a comunidade surda. “Muitas vezes, o familiar precisa sair do local de trabalho para acompanhar um parente em serviços simples do dia a dia. Com o atendimento em libras, isso não é mais necessário”, comentou Rocha, que é filha de surdos.
Nesse período de teste, os atendimentos por videochamada serão conduzidos pela diretora, que também é intérprete de libras. A proposta é que mais intérpretes atuem em regime de plantão, conforme a demanda.