Mais de 1.200 estudantes da rede pública e privada de Uberaba participaram, no primeiro semestre de 2025, das atividades do projeto Extramuros. A iniciativa é coordenada pelo Arquivo Público de Uberaba (APU) e busca aproximar os alunos da história local por meio de palestras personalizadas nas próprias escolas.
O número representa um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado, reforçando a expansão do projeto como ferramenta educativa e de valorização da memória da cidade.
Cada apresentação é desenvolvida de forma específica para a realidade de cada instituição. As palestras exploram a história do bairro onde a escola está localizada, curiosidades sobre a personalidade que dá nome à instituição e outros elementos relacionados à comunidade escolar.
Segundo o superintendente do APU, José Resende Filho, o diferencial do projeto está justamente nessa adaptação do conteúdo. “Mais do que aprender história, os alunos passam a compreender melhor suas próprias raízes, fortalecendo seu papel como cidadãos conscientes e engajados”, afirma.
Em 2025, o projeto ganha ainda mais relevância por marcar os 40 anos do Arquivo Público de Uberaba como órgão responsável pela gestão documental da Prefeitura. “O Extramuros reafirma o compromisso de levar o acervo histórico para além das paredes do Arquivo, criando um elo vivo com a comunidade”, completa José Resende.
As escolas interessadas em receber o projeto no segundo semestre já podem agendar palestras pelo telefone (34) 3318-7474 ou pelo e-mail arquivouberaba@gmail.com.