Distribuidoras de água mineral na cidade não estão aceitando mais vasilhames com data anterior a 2004. O Jornal da Manhã fez uma pesquisa e das 13 revendedoras examinadas, nenhuma está mais aceitando fazer a comercialização com esses galões.
“Ocorre que, como a data de validade já está ultrapassada, a própria mineradora não aceita esses garrafões, o que acaba gerando prejuízos para nós”, afirmou funcionária de uma distribuidora no bairro Estados Unidos. Em outra distribuidora no bairro Fabrício, foi alegado que se continuarem comercializando esses garrafões vencidos, estarão sujeitos a ter o estabelecimento fechado.
A determinação de que só podem ser comercializados galões com menos de três anos vem das portarias nº 387/08 e 358/09 do Departamento Nacional de Produção Mineral. Segundo especialistas, a limpeza, estocagem e transporte acabam fazendo com que o vasilhame sofra desgaste, criando superfícies porosas e que acumulam sujeira, sendo assim prejudiciais à saúde.
Segundo o proprietário de uma distribuidora, Marco Aurélio Vasques, a determinação ainda dispõe que no próximo dia 30 vence o prazo máximo para que os recipientes fabricados em 2004 saiam de circulação. Já os fabricados até 2005 têm até 30 de janeiro do próximo ano.
O Procon Uberaba afirma, que neste caso, o consumidor deve comprar novo vasilhame, já que o fornecedor está no direito de cobrar por isso. “Certamente esses antigos devem ser encaminhados para a reciclagem”, afirma o coordenador Sebastião Severino Rosa.