Uma Audiência Pública realizada, na semana passada, na Câmara Municipal debateu esclarecimentos sobre as formas de doação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Uberaba e que podem ser deduzidas do imposto de renda, tanto de pessoa física (até 6%) quanto jurídica (1%). O Fumdicau contribui para o desenvolvimento das políticas públicas voltadas a esse público e tem conseguido contribuir com várias instituições e gerir com muita transparência e capacidade o dinheiro público, disse a sua presidente, Michele Carvalho Santos, ao fazer a defesa das doações.
Segundo o delegado adjunto da Receita Federal, Sizenando Ferreira de Oliveira, a doação é simples e quem contribuir em 2010 será restituído no exercício do ano seguinte. Autor do requerimento que deu origem à Audiência Pública, o presidente da Câmara, Lourival dos Santos (PCdoB), diz que vale o esforço de fazer a antecipação e doar até o dia 30 de dezembro, porque “o mundo está em nossas mãos. Ou a gente se movimenta para mudarmos, ou a violência vai continuar batendo à nossa porta”.
Michele acrescentou que o objetivo da diretoria do Fumdicau é elaborar o melhor marketing possível, para convencer os empresários e as pessoas em geral a colaborar. Ela lembra que essas colaborações podem ser feitas também através do repasse de bens, que serão destinados às entidades sociais ligadas ao Fundo – 35 estão cadastradas. Nesse caso, a empresa doadora precisa comprovar a propriedade do que será repassado, sendo que aquelas que aderiram ao Simples não podem participar da ação.
A conta do Banco do Brasil para realizar as doações é 7000-9, agência 0015-9. Eventuais dúvidas podem ser tiradas na própria Receita Federal.
Também participaram da Audiência Pública o vereador José Severino (PT) e a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Tereza Rodrigues da Cunha.