Com missas de hora em hora e a partir das 6h, o domingo, 15, dia da festa de Nossa Senhora d’Abadia, será movimentado. A presença de mais de mil pessoas é esperada em cada uma das onze celebrações marcadas até as 16h e pelo menos 30 mil fiéis na procissão, prevista para ocorrer logo após a coroação.
Padre Jacaúna informa que as missas do dia da festa serão presididas por padres de Uberaba e de fora. “Existem duas classes de padres: os diocesanos, ligados às dioceses, portanto, das diferentes cidades, e os religiosos, relacionados às congregações. E ambas estão envolvidas nesta festa”, explica.
Segundo o padre Jacaúna, que abrirá a série de celebrações do domingo, às 6h, no Santuário de Nossa Senhora d’Abadia, padres de Goiás e Distrito Federal virão para participar dos eventos religiosos. “Teremos representantes de quatro cidades de outros estados, um da capital mineira, e os de Uberaba”, informa.
Padres Cássio e Valdomiro, ambos de Brasília (DF), irão presidir as cerimônias das 9h e 10h, respectivamente. Padre Vitor virá de Morrinhos (GO) para rezar a missa das 12h. De Belo Horizonte chegará padre Jarbas, para a celebração das 14h. Às 15h, a missa será presidida pelo padre Rui Félix, de Luziânia (GO), e a última, às 16h, pelo padre Eriberto, de Goiânia (GO).
De Uberaba, estarão presentes nas cerimônias além do padre Jacaúna, os padres Raul, do Santuário da Abadia, às 7h; Sebastião, da Paróquia de São Benedito, às 8h; Antônio Carneiro, também do Santuário d’Abadia, às 11h, e Dom Alberto, às 13h.
Intenções. Ainda de acordo com padre Jacaúna, todas as missas do domingo irão homenagear os peregrinos e devotos da santa. Ontem, os membros do Poder Judiciário foram lembrados. “Tivemos grande participação nestas celebrações, com as presenças de promotores, juízes e grupos da OAB nas quatro missas do dia”, observou.
Padre Alex, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, presidiu a cerimônia das 6h. Padre Geraldo, de Morrinhos (GO), esteve na das 12h. Padre Rui, de Brasília (DF), rezou a das 15h, e Ricardo, da Medalha Milagrosa, a última, das 19h.
Hoje as homenagens serão destinadas aos religiosos e amanhã aos voluntários. No sábado, 14, data que antecede a festa, as intenções especiais serão para domésticas e aposentados.