TRANSPORTE

Educação admite gargalos e lança app para destravar controle das vans rurais em Uberaba

Novo aplicativo, desenvolvido por servidor, vai automatizar registros e simplificar a análise e planilhamento das rotas

Dandara Aveiro
Publicado em 10/12/2025 às 11:22Atualizado em 11/12/2025 às 05:51
Compartilhar

A Secretaria de Educação de Uberaba vai modernizar o sistema de controle das vans do transporte escolar rural a partir do próximo ano. A novidade foi anunciada pelo secretário adjunto, Alexanndre Lennon, em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM. Ele ao explicar as dificuldades enfrentadas no processo manual de conferência dos boletins enviados pelos motoristas. A ferramenta automatiza o preenchimento dos boletins e deve reduzir significativamente o tempo de análise das rotas. 

O município trabalha com 92 vans em operação, além de veículos reserva, o que aumenta o volume de documentos analisados mensalmente. Cada veículo gera boletins individuais que precisam ser conferidos pela Secretaria em conjunto com rotas e dados de GPS. Segundo Lennon, a rotatividade de motoristas e a troca constante de placas tornam o processo ainda mais complexo. 

“Esse quadro é dinâmico: um motorista que está trabalhando em um mês, no outro já não está mais. E tudo isso vira placa, que vira boletim e que precisa ser analisado”, explicou. Ele relatou que o procedimento atual, com anotações feitas à mão pelos motoristas e conferência também feita manualmente pela equipe técnica — gera atrasos e exige grande esforço da equipe. 

Diante da problemática, Lennon afirmou que a solução já está em andamento. A Secretaria desenvolveu um aplicativo próprio, criado por um servidor do Departamento de Transporte Escolar, que permitirá o envio digital das informações que hoje são registradas em papel. “A gente já teve uma primeira reunião com a empresa e mostrou o aplicativo que o nosso servidor desenvolveu. Ele criou um aplicativo onde essas informações podem ser colocadas de forma automática. Fica muito mais fácil do que o motorista ter que anotar à mão e a gente ter que analisar e planilhar”, afirmou. 

Com o novo sistema, os motoristas registrarão o percurso diretamente pelo celular, e o aplicativo gerará automaticamente o documento necessário para a medição mensal. A Gathi, responsável pelo transporte, enviará os dados consolidados à Prefeitura, de forma mais rápida e organizada. 

Segundo Lennon, o objetivo é iniciar a implantação do sistema já em 2026, após ajustes finais e alinhamento com a empresa contratada. Ele reforçou que o desenvolvimento interno da ferramenta representa economia e eficiência para o município. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por