
Área de dois hectares da Fazenda Escola da Fazu será utilizada para o plantio do cacau, para acompanhamento do desenvolvimento do fruto e adaptação ao solo e clima do Cerrado (Foto/Divulgação)
O Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba deu mais um passo rumo à concretização do plantio de cacau na região. Nesta semana, foi definido o local para a implantação da unidade demonstrativa da nova cultura, dentro da Fazenda Escola da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). Uma área de dois hectares será utilizada para o plantio do cacau, para acompanhamento do desenvolvimento do fruto e adaptação ao solo e clima do Cerrado. O espaço também receberá mudas de café conilon.
Durante a visita, o presidente do Sindicato, Vinícius Rodrigues; o vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, e o gerente regional, Ricardo Tuller, avaliaram a área da unidade administrativa, juntamente com o professor da Fazu, Vinícius Filla.
“Este é um projeto inovador, trazendo o cacau para a região do Cerrado, e que irá representar uma alternativa de renda para o nosso produtor. É uma cultura inclusiva, que contempla todo tamanho de propriedade. Estamos fazendo aqui na Fazu um campo de demonstração, onde vamos plantar alguns cultivares que já foram testados em regiões semiáridas do Nordeste, do Cerrado baiano e, também, no estado de São Paulo”, explicou o presidente Vinícius Rodrigues. Ele destacou as visitas que já foram realizadas em São José do Rio Preto e, mais recentemente, na área de fruticultura em Jaíba e Janaúba, no Norte de Minas.
O vice-presidente Ebinho Bernardes ressaltou que esta é mais uma ação desenvolvida em parceria com o Sistema Faemg Senar para incrementar o negócio rural e trazer mais uma opção de renda ao produtor.