CIDADE

Educação física deve ser suspensa

O inverno começou há três dias, mas o uberabense já começa a sentir os efeitos da estação mais seca do ano

Publicado em 23/06/2010 às 00:16Atualizado em 20/12/2022 às 05:48
Compartilhar

O inverno começou há três dias, mas o uberabense já começa a sentir os efeitos da estação mais seca do ano. De acordo com o meteorologista da Cemig, Ruibran do Reis, não fosse a entrada de massas de ar frio com frentes de instabilidade (que trazem ventos frios e fazem aumentar a umidade), as temperaturas durante o dia ficariam próximo dos 30ºC. “Sem contar a umidade, que está muito baixa e enquadrada no que chamamos de nível de alerta” conta Ruibran, sobre a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para níveis de umidade abaixo dos 30%.

De acordo com ele, a região do Triângulo Mineiro chegou a registrar umidade de 15% no último sábado (19). “É um risco para a saúde e, nessas situações, o correto é que a pessoa se hidrate, mantenha a casa umidificada e evite atividades físicas intensas”, afirma o meteorologista. Informações da OMS indicam que o horário mais crítico é o compreendido entre 11h e 15h.

Em consequência do alerta meteorológico, o Estado orienta as escolas públicas, desde o ano de 2008, para que liberem as crianças das aulas de educação física do turno vespertino. “A opção por ficar na sala de aula e aplicar uma atividade alternativa é a mais indicada”, explica a superintendente de Ensino, Vânia Célia Ferreira.

Especialistas afirmam que a faixa etária que compreende até os 13 anos forma, ao lado dos idosos, o grupo de risco mais suscetível ao aparecimento de problemas respiratórios originários do tempo seco.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, a infectologista Danielle Borges Maciel afirmou que as doenças mais comuns dessa época são as gripes, resfriados, amidalites, bronquites, otites, pneumonias, rinites e sinusites. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam no mês de maio a UPA Abadia recebeu 2.005 pacientes com problemas respiratórios, sendo que em junho, somente até o fim da semana passada, esse número já era de 1.249. No caso do bairro São Benedito, foram 665 atendimentos no mês passado contra os 468 registrados até a última sexta-feira (18).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por