(Foto/Divulgação)
A Ecovias Minas Goiás recebeu autorização publicada no Diário Oficial da União para o início das obras de implantação de duas passarelas no trecho urbano da BR-050, em Uberaba. As estruturas serão construídas no km 171, na altura do bairro Alfredo Freire, e no km 175, em frente à loja Havan, pontos com grande circulação de pedestres.
Na quinta-feira (21), equipes da concessionária realizaram visitas técnicas aos locais para levantamento topográfico. Já na próxima semana, começa a mobilização do canteiro de obras e, na primeira semana de setembro, terão início as fundações das passarelas.
Elas terão estrutura metálica, iluminação, câmeras e acessibilidade por rampas. O prazo estabelecido pela ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, para conclusão das obras até dezembro de 2025.
Em reunião realizada em Brasília, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em julho, foi anunciado o cronograma da construção das passarelas no km 171, nas proximidades do Alfredo Freire, e no km 175, próximo à loja Havan, dois pontos com grande circulação de pedestres na BR-050. A obra para a construção das estruturas teria entrega programada para o final de setembro deste ano.
Participaram da reunião o vereador Tulio Micheli (PSDB), juntamente com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Caio Presotto e o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini.
A implantação das passarelas faz parte de um pacote de intervenções que acontecerão na BR-050, em trecho urbano e no entroncamento com a BR-262. As obras viárias serão realizadas no trevo próximo ao Jardim Maracanã e na conclusão da passagem inferior do viaduto entre os bairros São Cristóvão e Recreio dos Bandeirantes, próximo ao antigo Clube Cascata.
A obra no entroncamento da BR-050 com a BR-262, na região do bairro Jardim Maracanã, deve começar em novembro de 2026.
O início de grandes intervenções como a do viaduto do Maracanã está previsto para 2026, enquanto as passarelas nos km 171 e 175 devem ser entregues até outubro de 2025.
As obras são supervisionadas pela concessionária Ecovias Minas Goiás, e incluem a construção de passarelas, recuperação asfáltica e melhorias estruturais, com o objetivo de aumentar a segurança e fluidez do tráfego.