BATALHA DE POESIA

Uberaba recebe neste sábado mais uma edição do Slam Ondaka

Evento conta com pocket show de Brava Rima e convidados antes das disputas

Dandara Aveiro
Publicado em 22/08/2025 às 15:38Atualizado em 22/08/2025 às 15:41
Compartilhar

Uberaba será palco de mais uma edição do Slam Ondaka, a batalha de poesia mais tradicional do Triângulo Mineiro. O evento acontece a partir das 17h, na Toca do Hindio, com entrada gratuita. Além da competição poética, a programação traz pocket show do grupo Brava Rima, que convida os artistas Ysaac Rap e Apenas1André para abrir os trabalhos. 

A produtora cultural Natália Escobar, responsável pela organização, explica que a noite terá três batalhas para definir um campeão que disputará a final municipal. “Quem vencer neste sábado garante vaga na final, e o campeão final do Ondaka vai representar Uberaba na etapa estadual, em Ipatinga. É um circuito que começa na cidade, mas pode levar o poeta até a competição mundial”, destacou. 

Criado em 2017, o Ondaka foi o primeiro slam do Triângulo Mineiro e já levou 14 poetas de Uberaba para representar o município no Slam MG. Dois deles conquistaram o título estadual, e em 2023, o poeta uberabense Apenas1André ficou em segundo lugar no Slam BR, o campeonato nacional. Este ano, ele já tem vaga garantida na final do Ondaka e participa do pocket show de abertura. 

Natália ressalta que a competição é também um espaço de encontro e de valorização da palavra falada. “É uma ótima oportunidade para os poetas locais se apresentarem e para o público conhecer de perto a força da poesia slam. Lembrando que a entrada e a participação são sempre gratuitas”, explicou. 

A iniciativa faz parte de um circuito muito maior. Em Uberaba, quatro grupos mantêm o movimento: o Salm Ondaka (o mais antigo e primeiro do Triângulo Mineiro), o Slam do Duamô, o Slam Pangeia e o Slam Gameleira. Já em Minas Gerais, mais de 50 comunidades promovem suas próprias batalhas. “É um movimento que cresce a cada ano. O slam chegou ao Brasil em 2015, e em pouco tempo já se consolidou como um dos principais espaços de poesia e expressão coletiva”, completou Natália. 

Este sábado (23) é a penúltima fase da etapa local. Na última batalha, que acontece dia 20 de setembro, o finalista seguirá para a etapa estadual, que acontece em Ipatinga, e poderá avançar para o Slam BR, a competição nacional. Em seguida, é escolhido o vencedor para a Copa Viajala, na América Latina, e, por fim, representar o país na competição mundial. “Todo slam é obrigado a fazer pelo menos cinco edições para participar do estadual. Inclusive, este ano, quem ganhar o Ondaka vai receber premiação em dinheiro e viajar com tudo pago para o Slam MG”, explicou Natália, ressaltando a importância do circuito que cresce a cada ano.  

O projeto foi aprovado na Política Nacional Aldir Blanc em âmbito municipal e conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Uberaba. A competição será a partir das 17h, na Toca do Hindio Galeria e Bar, localizada na rua Hélio Santos, n° 195, Conjunto Uberaba 1.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por