Segunda edição do “O Espaço é Nosso” reúne ações de saúde, meio ambiente, educação e assistência social, com cata-treco, vacinação e combate à dengue no bairro
(Foto/Divulgação)
A segunda edição da ação “O Espaço é Nosso” no Conjunto Morada do Sol registrou grande participação da comunidade e oferta ampliada de serviços públicos, incluindo vacinação, atendimentos de saúde, ações ambientais e atividades culturais.
A Secretaria Municipal de Saúde aplicou sete doses de vacina em adultos e 15 em animais — cinco gatos e dez cães. Também foram realizadas 80 aferições de pressão arterial e testes de glicemia.
Paralelamente, o “Dia D de Combate à Dengue” percorreu 612 imóveis, dos quais 315 foram trabalhados e 297 estavam fechados. A força-tarefa retirou 720 quilos de lixo.
Os serviços da Codau incluíram verificação de consumo e troca de titularidade. O cata-treco recolheu 4.760 quilos de materiais, além de 20 eletroeletrônicos encaminhados para destinação correta.
A Secretaria de Educação promoveu atividades infantis, como 100 pinturas faciais, oficina de desenho artístico com 60 participantes e outras 20 ações recreativas. A Pasta também efetuou dez atendimentos sobre protocolos de vagas.
Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico ofereceram orientações ao público. A Feti atendeu cerca de 20 interessados em seus cursos. A Semob envolveu mais de 100 pessoas no percurso educativo da Transitolândia.
A Cohagra registrou 25 atendimentos, incluindo inscrições e entrega de QR Codes para cadastro futuro, além de dois atendimentos jurídicos.
A Secretaria do Meio Ambiente realizou 18 atendimentos, doou 40 mudas — flamboyant-mirim, ipê-cascudinho e oiti — e promoveu 11 chipagens de animais. Na tenda Smurfit WestRock, 92 atendimentos utilizaram papelão em atividades educativas.
A Sefaz somou 12 atendimentos, incluindo um parcelamento formalizado, com orientações sobre guias e cadastros. A Funel proporcionou mais de 100 atendimentos com brinquedos infláveis.
O vice-prefeito e coordenador da ação, Mauricinho de Sá, avaliou positivamente a mobilização. “Foi uma grande experiência estarmos juntos das nossas mais variadas secretarias, na manhã do último sábado, no bairro Morada do Sol. […] A gente pôde estar junto da comunidade, ouvir os moradores; algumas ideias surgiram por lá, como a proposta de se fazer uma feira livre em um dia da semana ali no bairro”, afirmou.
Além dos serviços municipais, o evento contou com apresentações culturais, demonstração dos cães da Guarda Civil Municipal e a Feira do Produtor, que comercializou 90% dos itens expostos.