
Segundo relato de uma moradora, o mato alto tem favorecido o aparecimento de animais peçonhentos, com registro recente de cobra encontrada sobre a calçada da rua Gilberto Gotelip (Foto/Reprodução)
Moradores do Residencial Tamareiras, em Uberaba, voltaram a procurar o Jornal da Manhã para relatar problemas relacionados à falta de limpeza e manutenção no bairro. A reclamação envolve o acúmulo de mato alto nas calçadas, situação que estaria dificultando a passagem de pedestres e colocando em risco a segurança da população. Em nota, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que o bairro é atendido conforme cronograma de limpeza urbana e que a roçada geral da região está programada para a segunda quinzena de janeiro.
Segundo relato de uma moradora ao Jornal da Manhã, o mato alto tem favorecido o aparecimento de animais peçonhentos, com registro recente de cobra encontrada sobre a calçada da rua Gilberto Gotelip. A reclamante afirma que a vegetação compromete a visibilidade e o uso seguro do espaço por pedestres. A via, inclusive, já foi alvo de reclamações anteriores por problemas semelhantes, como mato alto, descarte irregular de lixo e presença de animais peçonhentos.
A denúncia também envolve um terreno vago localizado na avenida Dom Benedito Ulhoa Vieira, esquina com ass rua Gilberto Gotelip e Orlando Gonçalves Ribeiro. Segundo a moradora, há cerca de nove meses foi solicitada a limpeza do lote, porém o serviço teria sido realizado apenas de forma parcial, permanecendo áreas tomadas pelo mato e gerando novos transtornos à população. “Ainda há muitas ruas no bairro que não recebem limpeza. Tem uma rotatória que quase não recebe manutenção e, em ruas acima da Gilberto Gotelip, há muito lixo espalhado. No trecho há também um ponto de ônibus que, mesmo após uma limpeza anterior, o mato voltou a crescer, fazendo com que crianças utilizassem o local em meio à vegetação alta e ao risco de contato com animais peçonhentos”, afirmou.
Em comunicado encaminhado ao JM, a Codau reconheceu que o bairro possui alguns pontos de descarte irregular de entulhos. Segundo a autarquia, os locais são limpos com frequência pelas equipes de limpeza pesada, além do que a região do Residencial Tamareiras é atendida pelas equipes de limpeza urbana conforme cronograma executado em toda a cidade. No mês de dezembro, foi realizada a manutenção de pontos de ônibus e de alguns espaços públicos da região. Já a roçada geral do bairro está programada para ser executada na segunda quinzena de janeiro.
A Codau ainda ressaltou que os serviços de limpeza e roçada são realizados exclusivamente em áreas públicas, como ruas, praças e avenidas. No caso de terrenos privados, como o localizado na avenida Dom Benedito Ulhoa Vieira, a responsabilidade pela limpeza é dos proprietários. "As áreas particulares não cercadas e com mato alto, podem receber notificação de irregularidade por parte da Prefeitura de Uberaba. A Codau também orienta que a cidade conta com 11 Ecopontos, que são os locais preparados para o recebimento de entulhos. No caso de aparecimento de animais peçonhentos, a indicação é acionar o Corpo de Bombeiros, no número 193, para que o recolhimento seja realizado de forma segura”, informou em nota.
Esta não é a primeira vez que moradores do Residencial Tamareiras relatam problemas semelhantes. O Jornal da Manhã já noticiou reclamações sobre mato alto, descarte irregular de lixo e presença de animais peçonhentos, especialmente na Rua Gilberto Gotelip e em terrenos baldios do bairro, além de riscos à segurança de crianças em pontos de ônibus e dificuldades de circulação de pedestres.