Professores da rede particular de Uberaba podem paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira (29)
Professores da rede particular de Uberaba podem paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira (29). A informação é do diretor do sindicato da categoria (Sinpro/MG), Marcos Gennari Mariano, segundo o qual a decisão fica condicionada ao resultado da rodada de negociações com o sindicato patronal. “Até agora as especulações apontam com respostas positivas, mas ainda hoje devem ser liberadas as contrapropostas definitivas”, explica.
Entre as reivindicações estão a recomposição salarial de 4,36%, ganho real de 5,25%, baseado na projeção de crescimento do PIB feita pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômico (Dieese), implementação de planos de carreira e de cargos e salários, equiparação dos pisos salariais da educação básica e melhoria das condições de trabalho e saúde. “Historicamente, nossos direitos foram protelados, por isso, dessa vez, vamos trabalhar para assegurar que nenhum direito seja perdido”, afirma Marcos, referindo-se à mobilização que será desencadeada na próxima sexta-feira (26), antes da assembleia geral da categoria.
Segundo o diretor, a campanha será marcada por ações de panfletagem favoráveis ao Sinpro. A expectativa é a de que já no sábado os 2.600 professores particulares de Uberaba reúnam-se em assembleia para definir os rumos da mobilização. “Se todos deliberarem que sim, teremos greve por tempo indeterminado”, completa.