RECONHECIMENTO

Escritora uberabense é finalista do 2º Prêmio Candango de Literatura

Romance de estreia Cantagalo está entre os destaques da literatura lusófona e concorre na categoria Romance ao lado de nomes consagrados

Dandara Aveiro
Publicado em 26/10/2025 às 15:00
Compartilhar

A uberabense Fernanda Teixeira Ribeiro é finalista do 2º Prêmio Candango de Literatura com seu romance de estreia, Cantagalo (Foto/Divulgação)

A uberabense Fernanda Teixeira Ribeiro é finalista do 2º Prêmio Candango de Literatura com seu romance de estreia, Cantagalo (Foto/Divulgação)

A escritora uberabense Fernanda Teixeira Ribeiro é uma das finalistas do 2º Prêmio Candango de Literatura, um dos mais importantes reconhecimentos da língua portuguesa. Ela concorre com o romance “Cantagalo”, que marca sua estreia literária. A premiação acontece em 31 de outubro, em Brasília, com ingressos gratuitos e transmissão ao vivo pelo YouTube e rede social. O evento ainda conta com apresentação de Toquinho e Camila Faustino, integrando música e literatura. 

A segunda edição do prêmio recebeu mais de 2.800 inscrições de diferentes estados brasileiros e de 18 países, incluindo autores de Portugal, Angola e Moçambique. Fernanda concorre na categoria Romance, ao lado de nomes consagrados, como Mia Couto, premiado com “A Cegueira do Rio”. 

A solenidade de premiação está marcada para o dia 31 de outubro, na Sala Martins Pena, no Teatro Nacional de Brasília, com ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla e transmissão ao vivo pelo YouTube e pela rede social do evento. A noite contará ainda com um show especial de Toquinho e Camila Faustino, integrando música e literatura em um encontro memorável. 

Segundo Fernanda, a conquista de estar entre as finalistas vai além do desafio de escrever um livro, envolvendo também ser publicado, lido e reconhecido. "Os prêmios são reconhecimentos que trazem mais atenção para o livro e, no fim, mais leitores, o melhor de tudo. Fico especialmente feliz porque é o mundo se interessando por uma literatura que fala da nossa terra; do nosso estado", afirma a escritora. Ela ainda destacou a importância de ter seu romance listado junto a autores renomados. 

O romance ambientado no Alto Paranaíba no início do século XX, foi destaque entre mais de 2.800 obras inscritas no prêmio (Foto/Divulgação)

O romance ambientado no Alto Paranaíba no início do século XX, foi destaque entre mais de 2.800 obras inscritas no prêmio (Foto/Divulgação)

A história se passa no Alto Paranaíba, no início do século XX, e acompanha Dona Praxedes, uma viúva que administra sozinha uma fazenda de café e guarda um segredo que atravessa gerações. O estilo narrativo fragmentado e o mergulho nos conflitos da herança escravocrata chamaram a atenção do júri nacional e internacional, que destacou a fluidez dos diálogos, o uso expressivo da linguagem e a qualidade literária da obra. 

Nascida em 1984, em Uberaba, Fernanda é doutora em Neurociências, jornalista especializada em ciência e integra o coletivo artístico In-Fâmia. Seu romance de estreia, “Cantagalo”, já havia conquistado o 9º Prêmio Revelação Literária UCCLA–CMLisboa – Novos Talentos: Novas Obras em Língua Portuguesa, em 2024, e agora representa Uberaba entre os destaques da literatura lusófona. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por