BOM PRA TODOS

Uberaba aguarda liberação federal para viabilizar projeto bilionário de Data Center

Secretário Celso Neto afirma que negociações com empresas estão avançadas, mas entrave está na compreensão do governo sobre o modelo de negócio na ZPE

Dandara Aveiro
Publicado em 26/10/2025 às 15:09
Compartilhar
O empreendimento está planejado para a ZPE de Uberaba e promete gerar até 2 mil empregos diretos (Foto/Reprodução)

O empreendimento está planejado para a ZPE de Uberaba e promete gerar até 2 mil empregos diretos (Foto/Reprodução)

Uberaba mantém negociações para a instalação de um Data Center voltado à inteligência artificial, que pode transformar a cidade em um polo tecnológico nacional. No entanto, em entrevista ao programa Pingo do J, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, mencionou que o principal entrave atualmente não está nas conversas com empresas, mas na compreensão do Governo Federal sobre o modelo de negócio desse tipo de empreendimento. 

De acordo com o secretário, o Brasil já autorizou a instalação de data centers em Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), mas ainda não há uma definição sobre o formato que seria viável para Uberaba. “O Governo Federal precisa entender que o Data Center é diferente de qualquer outro serviço. Uma empresa constrói a estrutura física, mas os servidores são de grandes tecnologias, como Oracle, Google e Microsoft, e elas não permitem que ninguém mexa em seus computadores. O governo ainda pensa que, para usufruir dos benefícios da ZPE, a própria big tech precisaria construir e operar o Data Center do início ao fim. Mas isso nunca será viabilizado, porque entre investir nesse formato aqui ou fora do Brasil, vão optar por fora”, explicou. 

Dessa forma, o desafio, segundo Celso Neto, é que empresas locais e internacionais, que poderiam construir toda a infraestrutura do centro de processamento de dados e disponibilizar o espaço para que as grandes empresas tecnológicas instalem seus equipamentos, ainda não têm autorização federal para operar nesse modelo. “Já temos até empresas, tanto daqui quanto de fora do país, que querem fazer toda a infraestrutura e a parte tecnológica, deixando só o espaço para a big tech chegar e colocar o seu computador. Mas esse modelo o Governo Federal ainda não autoriza”, afirmou o secretário. 

O potencial investimento é bilionário. A RT-One, empresa especializada em inteligência artificial e computação em nuvem, estima aportes de R$ 1,7 bilhão no primeiro ano, caso o projeto seja autorizado.  O empreendimento está planejado para a ZPE de Uberaba e promete gerar até 2 mil empregos diretos, além de impulsionar setores como habitação, alimentação e serviços urbanos. Apesar do anúncio recente de investimento similar em Uberlândia, Celso Neto garante que isso não inviabiliza as negociações em Uberaba,  reforçando o objetivo de transformar o Triângulo Mineiro em polo de tecnologia e inovação. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por