O Brasil está com cerca de 40% da população com obesidade e isso leva a complicações de saúde, incluindo o diabetes. O alerta é da endocrinologista Elisabete Mantovani, que falou sobre o aumento da população com essa doença durante o Pingo do Jota, programa da Rádio JM 95.5 FM.
"Este ano é o ano da obesidade. A Organização Mundial da Saúde está trabalhando este ano como o da obesidade. O grande problema é que, quando a pessoa ganha peso, ela cria uma resistência insulínica. Aí, a insulina não dá conta e a gente acaba ficando diabético por conta dessa obesidade, principalmente quando temos diabéticos na família", alerta.
Elisabete lembra que a combinação do histórico familiar e obesidade é algo ainda mais preocupante, porque o resultado, na maioria das vezes, é o paciente adquirindo essa doença crônica. "Há muitas pessoas obesas que não têm diabetes. Mas, quando você tem diabetes na família e ganha peso, a sua chance de ficar diabético aumenta demais", orienta.
Outro alerta feito por ela é referente ao local onde essa gordura está localizada. "A gordura abdominal é uma gordura inflamatória. É a gordura que vai levar resistência insulínica. E toda célula nossa tem um receptor para a insulina, e, a partir do momento que se engorda, esse receptor não recebe a insulina", lembra.